Biologia, perguntado por vraquelferreira, 1 ano atrás

Uma vacina brasileira contra o vírus HIV, causador da Aids, começará a ser testada em macacos no segundo semestre deste ano. Com duração prevista de 24 meses, os experimentos têm o objetivo de encontrar o método de imunização mais eficaz para ser usado em humanos.
[...] Os pesquisadores analisaram o sistema imunológico de um grupo especial de portadores do vírus que mantinham o HIV sob controle por mais tempo e demoravam a adoecer. No sangue dessas pessoas, a quantidade de linfócitos T do tipo CD4 - o principal alvo do HIV - permanecia mais elevada que o normal. [...]
Nos animais imunizados com a vacina, a quantidade do vírus encontrada foi 50 vezes menor que a do grupo controle. Agora estão sendo realizados experimentos para descobrir se, de fato, a destruição viral aconteceu por causa da ativação das células TCD4 citotóxicas. Os cientistas estimam que, no estágio atual de desenvolvimento, a vacina não eliminaria totalmente o vírus do organismo, mas poderia manter a carga viral reduzida ao ponto de a pessoa infectada não desenvolver a imunodeficiência e não transmitir o vírus.
[...] Quando chegar aos testes em humanos, o ensaio clínico deverá abranger uma população saudável e com baixo risco de contrair o HIV, que será acompanhada de perto por vários anos. Nesse primeiro momento, além de avaliar a segurança do imunizante, o objetivo é verificar a magnitude da resposta imune que ele é capaz de desencadear e por quanto tempo os anticorpos permanecem no organismo. [...]


Com relação à Aids e ao seu agente causador (HIV), assinale a alternativa correta:



(A) a síndrome da imunodeficiência adquirida é causada por uma bactéria que atinge os órgãos sexuais, por isso é considerada uma DST.

(B)
O experimento realizado pelos pesquisadores brasileiros visa curar a Aids através da ativação de células de defesa denominadas linfócitos B, cuja função é produzir anticorpos contra o HIV.

(C)
Segundo o texto, a cura da Aids já é um fato, pois pessoas que receberam a vacina eliminaram por completo o vírus de seus organismos.

(D)
O impulso inicial da pesquisa foi analisar um grupo de portadores de HIV que conseguiam controlar por mais tempo o vírus sem adoecer, devido ao fato de a quantidade de linfócitos TCD4 permanecer mais elevada que o normal em seus corpos.

(E)
A criação de uma vacina contra AIDS pode ser vista como um grande marco na história brasileira e mundial, pois será a única forma de uma pessoa infectada pelo vírus ter uma vida normal, já que os medicamentos atuais não são muito eficientes.

Soluções para a tarefa

Respondido por Razor1911
5
A - No texto isso não foi falado.

B- O autor informa que no texto, os linfócitos T poderiam ser os responsáveis pela proteção.

C-O autor afirma que a eliminação apenas diminui de forma quantitativa os vírus do organismo.

D-Essa é a única alternativa que realmente afirma algo de acordo com o texto, de modo que a maior quantidade desses linfócitos provocaram um aumento na defesa, fator importante na proteção da imunodeficiência que o vírus causa.

E- A alternativa começa correta, porém, os medicamentos atuais permitem que o indivíduo com AIDS possa ter uma vida praticamente normal,desde que tenha cuidados extra e use corretamente os medicamentos. O foco da informação é algo novo que cure a AIDS,ou então, retarde-a , de modo que seja praticamente inexistente. 
 
Portanto, na minha opinião, a alternativa correta é a de letra D.
Caso alguém tenha uma divergência das minhas conclusões, interajam. Abraço.


vraquelferreira: obg
tamaranoely: Na verdade, a letra A está incorreta porque a Aids é causada  por um vírus e não por uma bactéria. 
Razor1911: Exatamente. Até mesmo porque no texto isso não é mencionado 
Respondido por tamaranoely
2
Na minha opinião a que melhor se encaixa é a resposta D..

tamaranoely: Na verdade a letra A está incorreta porque a AIDS é causada por um vírus e não por uma bactéria. 
vraquelferreira: obg 
Perguntas interessantes