ENEM, perguntado por jhenrique5749, 10 meses atrás

Uma vaca girolando (7/8 holandesa), 4 anos, parida há 2 meses, apresentou há 4 dias uma queda na produção deleite (de 25 Kg para 6 Kg), 42 °C e apatia, apetite seletivo para concentrado, recebendo ainda silagem e cama defrango. O proprietário aplicou antibiótico, antitérmico e medicamento contra babesiose.Exame clínico: 39,5 °C, deprimida, turgor da pele diminuído, estado de nutrição médio, tensão abdominal bem aumentada,dispnéia inspiratória, 32 movimentos ruminais por minuto, ruído brônquico aumentado e 68 batimentos por minuto. Rúmencom conteúdo diminuído e levemente compactado, motricidade e intensidade dos movimentos ruminais diminuídos. Fezesressecadas. Prova da cernelha com presença de gemido e da percussão dolorosa positiva caudalmente ao apêndice xifóide,com dor localizada. Palpação retal com útero bem involuído e solto, rim sem aderências e peritônio liso. Nos exames desangue e bioquímicos foram observados os seguintes resultados:Pergunta-se:a) Qual o disgnóstico clínico e fatores predisponentes de ordem fisiológica? b) Qual é a interpretação dos exames laboratoriais?

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
5

Estatisticamente falando, a mastite configura-se como a doença mais comum das vacas leiteiras e afeta particularmente as vacas girolando, constituindo-se um grande flagelo para o agronegócio.

a) Os sintomas apresentados por essa vaca são condizentes com a mastite clínica, além da própria predisposição genética do animal para essa doença.

b) As hemácias estão acima do normal, assim como os leucócitos e os segmentados. Os linfócitos estão abaixo do normal (descartando assim, infecção). O animal possui mais proteínas, globulinas e fibrinogênios do que o normal esperado.

Perguntas interessantes