Uma teologia da história das religiões torna possível consequências positivas para a religião. Por exemplo,
conforme Tillich nota no final de sua vida, possibilitamos uma nova epistemologia do símbolo religioso.
O símbolo é a linguagem do incondicional que participa com aquilo que ele aponta, abrindo realidades
que estavam antes fechadas, abrindo profundidades escondidas no próprio ser. Tillich diz que a maior
função dos símbolos é "apontar além deles mesmos em direção à força que eles apontam, para abrir
níveis de realidades que de certo modo estão fechados, e para abrir níveis da mente humana que de certo
modo ainda não está consciente". Eliade tem posição similar: "o símbolo religioso é capaz de revelar a
modalidade do real ou a estrutura do mundo que não está evidente no nível da experiência imediata."
O sagrado fornece sentido ao sujeito religioso, os mitos narram as verdades exemplares, os símbolos
comunicam as mais profundas questões da vida e a ontologia se torna possível. Tillich aponta que um
passo muito importante da Teologia, ao trabalhar com a história das religiões, é ter a possibilidade de
compreender o símbolo religioso em relação à matriz social na qual o símbolo nasceu e na realidade em
que ele pode inserir-se hoje. Tillich alerta que precisamos de mais tempo de estudo para realizar uma
teologia da história das religiões, e que seu interesse é que as gerações futuras transformem este desafio
em realidade.
SOUZA, V. C. Contribuições da convivência entre Mircea Eliade e Paul Tillich. Revista Eletrônica Correlatio. n. 17, jun. 2010 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, acerca do campo simbólico do sagrado.
I. A nova epistemologia do símbolo religioso proposta por Tillich está relacionada à dialética entre o
sagrado e o profano, que é a negação do primeiro, e, diante disso, a experiência religiosa acontece
na experiência individual.
II. A definição de símbolo como a linguagem do incondicional que participa com aquilo que ele
aponta, abrindo realidades que estavam antes fechadas, abrindo profundidades escondidas no
próprio ser, aproxima o pensamento de Tillich ao de Eliade.
III. O símbolo pode inserir-se hoje nas religiões, de acordo com o pensamento de Tillich e Eliade, por
meio da capacidade do sujeito religioso de compreender as dinâmicas entre o real e o nível de
experiência dos indivíduos.
IV. O símbolo religioso detém potencialidades de desvendar aquilo que ainda está oculto nas
realidades.
É correto apenas o que se afirma em
A I e II.
B I e III.
C II e IV.
D I, III e IV.
E II, III e IV
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A alternativa C) é a correta.
O símbolo religioso detém potencialidades de desvendar aquilo que ainda está oculto nas realidade, não está ligado a dinâmica dos indivíduos nem ao que é real ou não, é uma busca por desvendar o que está oculto.
Tillich aponta que um passo muito importante da Teologia, ao trabalhar com a história das religiões, é ter a possibilidade de compreender o símbolo religioso em relação à matriz social na qual o símbolo nasceu e na realidade em que ele pode inserir-se hoje.
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