A incidência de processos inconscientes e, em particular, das representações das figuras parentais na
estruturação do posicionamento de uma pessoa em relação a Deus foi evidenciada por Ana-María Rizzuto
em estudo, alicerçado na prática clínica e teoricamente muito bem argumentado, sobre a formação, o
uso e a transformação das representações de Deus ao longo de todo o ciclo de vida. Rizzuto mostra como
a representação objetal de Deus, que se forma inicialmente na infância, percorre uma história e uma
transformação dinâmica. A representação de Deus é uma realidade composta e sobredeterminada: para
ela concorrem, em interação dinâmica, as relações com os objetos primários, a situação edípica e o gênero
sexual a partir do qual ela é vivida, as características pessoais dos pais e das modalidades da interação
real entre eles e a criança, a experiência dos irmãos, o ambiente sociocultural e, também, circunstâncias
específicas e individuais que podem acompanhar o momento em que a representação se forma. Se a
representação de Deus está profundamente ancorada nas representações de mãe e pai, o crente maduro
está consciente de que a linguagem da fé é caracterizada por um excesso de sentido que se prolonga para
além dos sinais. A maturidade religiosa inclui um progressivo distanciar-se e diferenciar-se da imagem de
Deus, de suas fontes originais, em um percurso de maturação (nunca concluído) do desejo, que permite
a passagem "do ídolo ao ícone". Isso pode acontecer na pessoa de fé, com o estímulo da meditação, da
oração, do encontro com o Deus vivo por meio da palavra com que Ele se revela ao ser humano e por
mediações eclesiais, e não, em último lugar, por direção espiritual.
ALETTI, M. Atendimento psicológico e direção espiritual: semelhanças, diferenças, integrações e... confusões.
Psicologia: teoria e pesquisa, v. 24, n. 1, p. 117-126, 2008 (adaptado).
A respeito do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O texto constitui um recorte de uma abordagem terapêutica e espiritual com base na síntese entre
uma corrente teológica cristã e uma corrente psicanalítica.
II. No texto, a expressão "do ídolo ao ícone" sugere o percurso de maturidade religiosa no sentido de
reconhecimento progressivo do conteúdo da crença como construção humana.
III. No texto, o discurso sobre a representação do sagrado remete a uma experiência universal de
todas as religiões.
É correto o que se afirma em
A I, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D II e III, apenas.
E I, II e III.
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A alternativa C) é a correta.
No texto, o discurso sobre a representação do sagrado não remete a uma experiência universal de todas as religiões, e sim o percurso de maturidade religiosa de religiões diferentes, levando em consideração o conteúdo da crença na construção humana.
O texto fala bastante sobre a religiosidade e a espiritualidade como algo terapêutico, com base nas teorias da corrente cristã e com uma corrente psicanalista.
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