Uma substância sólida é aquecida continuamente. O gráfico a seguir mostra a variação da temperatura (ordenada) com o tempo (abscissa):
Qual o ponto de fusão, o ponto de ebulição e o tempo durante o qual a substância permanece no estado líquido são, respectivamente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Portanto, analisando as alternativas apresentadas, aquela que contém a resposta correta a letra D: d) 65, 150 e 5.
Explicação:
Aquecimento contínuo de uma substância sólida
Deste modo, podemos observar no gráfico que a primeira região de temperatura constante está entre 10 minutos e 20 minutos. E essa temperatura está entre 50 e 100 ºC (se medir com uma régua dá aproximadamente 65 °C). A segunda região de temperatura constante começa em 25 minutos e a temperatura é exatamente 150ºC. Desta forma, como mencionamos antes, a temperatura de fusão para a mesma substância nas mesmas condições será sempre menor do que a temperatura de ebulição. Sendo assim, podemos concluir que os pontos de fusão e ebulição são 65 ºC e 150 ºC, respectivamente.
Aqui devemos tomar cuidado! Pois sabemos que durante a fusão de uma substância os estados sólido e líquido coexistem. Semelhantemente, durante a ebulição temos a coexistência dos estados líquido e gasoso. Assim, se formos considerar a presença do estado líquido mesmo que coexistindo com o estado sólido e gasoso, o tempo seria algo entre o intervalo de 10 minutos e acima de 30 minutos. Isso porque a região constante de ebulição continua além da região apresentada no gráfico.
Sendo assim, pelo jeito que o gráfico foi apresentado e pela reposta no gabarito, a pergunta correta deveria ser: “O ponto de fusão, o ponto de ebulição e o tempo durante o qual a substância permance apenas no estado líquido são, respectivamente:”
Desta forma, o tempo em que a substância permance apenas no estado líquido é de 5 minutos, ou seja no intervalo de tempo entre 20 minutos e 25 minutos, como pode ser observado no gráfico.
Resposta:
A
Explicação:
O ponto de fusão é dado pelo primeiro patamar (degrau) - 0ºC
O ponto de fusão é dado pelo segundo patamar (ebulição) - 100ºC