Uma sociedade justa é aquela que oferece a todas as pessoas as mesmas chances de se desenvolver, de prosperar e de melhorar de vida, independentemente de sua origem, cor, gênero, código postal ou conta bancária. A Educação é a principal variável de acesso a essas oportunidades e, portanto, um fator determinante para a redução das desigualdades. À luz dessa percepção, consolidou-se no mundo todo a ideia de que a Educação é um bem social, um direito, e, por isso, um dever dos Estados. Hoje, praticamente não há país que se exima, pelo menos nos termos da lei, da responsabilidade de propiciar a todos os seus cidadãos um ensino gratuito e de qualidade. É inegável que a Educação pública contribuiu e vem contribuindo, mesmo que de forma menos acentuada mais recentemente, para romper ciclos geracionais de pobreza. Para milhões de jovens, estudar continua a ser única maneira de subir a escada social por meio do esforço e do mérito.
Desse modo, ao analisar o excerto acima e de acordo com a Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas e considere a alternativa correta.
I. Educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 quatro aos 17 dezessete anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
II. Educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 cinco anos de idade.
III. Atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
IV. Progressiva universalização do ensino médio gratuito.
É correto o que se afirma em:
daniellegermano28:
0oi
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
I,II,III e IV estão corretas.
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
resposta I II e III
Explicação:
Perguntas interessantes