Contabilidade, perguntado por BRUNAGTEIXEIRA22, 6 meses atrás

Uma sociedade empresária efetuou a análise vertical (AV) das suas contas de balanço patrimonial no ano de 20X7 e os resultados encontrados na análise dos subgrupos do ativo são reproduzidos a seguir:



Elemento do balanço patrimonial

AV

Ativo circulante

45%

Ativo realizável a longo prazo

15%

Investimentos

8%

Imobilizado

20%

Intangível

12%

TOTAL

100%



A correta interpretação para os dados apresentados é a de que:

A)
55% dos ativos da empresa são de curto prazo e os outros 45% são de longo prazo.

B)
45% dos ativos da empresa são de curto prazo e os outros 55% são de longo prazo.

C)
15% dos ativos da empresa são de longo prazo e os outros 85% são de curto prazo.

D)
45% dos ativos da empresa são de curto prazo, 15% são de longo prazo e os outros 40% são capital próprio.

E)
45% dos ativos da empresa são de curto prazo, 15% são de longo prazo e os outros 40% são capital de terceiros.

Soluções para a tarefa

Respondido por debdesousa
3

Resposta: B

Explicação:

O Ativo de uma empresa é composto por bens (estoques, automóveis, móveis e utensílios, etc.) e direitos (contas a receber, aplicações financeiras, etc.). Ele é subdividido em dois grandes subgrupos: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante. O Circulante é onde são registrados os bens e direitos que podem (e que há a intenção de) ser convertidos em caixa em até 365 dias.

Já no Não Circulante estão registrados os bens e direitos que a empresa possui, mas que não pode (ou não tem a intenção) de transformar em caixa nos próximos 365 dias. Esse subgrupo está dividido em 4 categorias:

1) Realizável a Longo Prazo: Correspondem a bens e direitos que a empresa possui a intenção de convertê-lo em dinheiro, mas não expectativa de que isso ocorra em um prazo inferior a 365 dias, sem que haja considerável perda de seu valor contábil. Aqui podemos ter registrados, por exemplo, aplicações financeiras de longo prazo, depósitos bancários, despesas antecipadas de longo prazo, etc.

2) Investimentos: São registrados nesta categoria os investimentos em outras empresas ou aqueles de caráter permanente ou indefinido, como investimento em ouro, obras de arte, propriedade para investimento, etc.

3) Imobilizado (ou bens tangíveis): Aqui são registrados os bens de natureza permanente que são utilizados para a manutenção da atividade da empresa. Eles precisam se apresentar na forma tangível (bens corpóreos), ter uma vida útil de no mínimo 1 ano e a empresa não pode ter a intenção de vendê-los. Alguns exemplos são terrenos, edificações, máquinas e equipamentos, etc.

4) Intangível: Segundo o inciso VI do artigo 179 da Lei 6.404/76 (incluído pela Lei nº 11.638/07), as contas no Intangível serão classificadas da seguinte forma: "Os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.”

Perguntas interessantes