A Química dos Refrigerantes (Se tiver artigo na mão me mande... ou se já ouviu falar dessas perguntas só manda..
Soluções para a tarefa
Resposta:
Refrigerantes são bebidas carbonatadas, não alcoólicas e não fermentadas tendo como sua base água, açúcar, CO₂ e aromas;
Os refrigerantes podem ser classificados como:
- Refrigerante à base de sumo de frutas com quantidade mínima de sumo de uma ou de várias frutas.
- Refrigerante à base de extratos vegetais dissolvidos em água com aromatizantes podendo haver ou não sumo e outros ingredientes vegetais.
- Refrigerante à base de aromatizantes onde são dissolvidos os aromas, sumos, açúcares, dióxido de carbono, acidulantes e antioxidantes.
Durante o processo de fabricação do refrigerante, as matérias-primas passam por diversos equipamentos (tanques de simples mistura com aquecimento, filtros com carvão ativado, bombas, trocadores de calor e tanques carbonatadores) até se transformar no produto final destinado ao consumidor. As etapas de fabricação do refrigerante são:
1 – Produção do Xarope Simples e Filtração
2 – Resfriamento
3 – Produção do Xarope Final
4 – Diluição e Carbonatação
Xarope simples
O xarope simples é uma mistura (também chamada de calda) aquosa de água tratada com açúcar (que é substituído por edulcorantes sintéticos na produção de refrigerantes dietéticos), eventualmente enriquecida com ácidos orgânicos. Sua obtenção se dá pela diluição do açúcar em água quente, seguido de cozimento à temperatura de 82-100 ºC de modo a retirar impurezas.
A mistura é então tratada e clarificada, usando carvão ativado em pó, terra diatomácea ou outro produto semelhante para esse tratamento.
Após carvão ativado e outras partículas do xarope preparado são removidos por filtração.
Xarope composto
O xarope composto é preparado adicionando-se ao xarope simples aditivos que diferenciam os refrigerantes entre si, conferindo características de cor, sabor, odor e propriedades químicas adequadas à sua conservação.
Esses aditivos incorporados, podem ser sucos naturais de frutas (em caso de refrigerantes com sabor de fruta), extratos vegetais (em caso de refrigerantes de guaraná ou cola), flavorizantes, estabilizantes, conservantes, corantes, antioxidantes, entre outros aditivos.
Diluição e carbonatação
O xarope composto é diluído em água tratada, de acordo com os requisitos necessários de qualidade, e após essa diluição, ocorre a Carbonatação (que é adição de gás carbônico (CO₂).
Controle de qualidade
Durante todo o processo são exigidos rígidos controles de qualidade tanto nas matérias primas quanto nos equipamentos a fim de evitar contaminações que possam trazer algum tipo de risco para o consumidor final;
A contaminação por leveduras em bebidas carbonatadas não pasteurizadas é devida a presença de zinco.
Bebidas com quantidades de zinco acima de 0,1 – 0,2 mg/L, podem apresentar alto crescimento de leveduras em curto prazo, tornando-a imprópria para o consumo humano.
Envasamento
O envasamento é feito logo após carbonatação do refrigerante, de modo a evitar perdas de CO₂.
As latas de alumínio, garrafas de vidro e PET são as embalagens mais utilizadas.