Uma sociedade é democrática pela construção e pela prática da participação política, pela vivência dos direitos por todos os seus membros e pela transparência das relações políticas, participação ampliada e crítica nos processos de decisão. Nas sociedades humanas é comum encontrarmos um conjunto de regras. Afinal, trata-se de um conjunto de seres que vivem de forma organizada, temos relações e precisamos das leis para colocar um certo controle. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características do direito na sociedade. Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Espero ajudar você :
Explicação:
O debate a propósito da crise de legitimidade da democracia representativa ganhou novos contornos diante dos tempos sombrios que caracterizam a política nacional e internacional contemporânea. Diante disso, são comuns propostas de mudanças no sistema partidário-eleitoral e, no campo progressista, a defesa de reformas mais radicais a partir do modelo de "democracia participativa". Embora no âmbito normativo tal modelo conserve sua relevância, há fortes indícios de que perdeu força política. A partir dessas premissas, revisitamos a construção desse modelo como alternativa ao liberal-elitista, suas principais características e dificuldades de concretização de seus objetivos. Em seguida, tomando como referência a ideia de "experimentalismo democrático", procuramos traçar algumas perspectivas para inovações nas instituições participativas que nos ajudem a enfrentar a prostração intelectual e política em que vivemos.
Palavras-chave: Democracia participativa; Experimentalismo democrático; Legitimidade; Inovação institucional
Resposta:
Alternativa : A participação do direito se dá pela vivência dos direitos por todos os membros da sociedade, pela transparência das relações políticas e sociais e pela participação ampliada e crítica nos processos de decisão.
Explicação: