Uma síntese da revolução cubana de 1959, indicando também seus descobrimentos após a tomada do poder pelos revolucionários liderados por Fidel castro ?
Soluções para a tarefa
Em 1958,o governo de Fulgencio estava muito fraco,e os EUA sabendo disso retirou o apoio ao governo cubano,enfraquecendo-o ainda mais.Em 1959,com a ocupação em várias cidades e com imenso apoio dos camponeses,conseguiram derrotar o governo de Fulgencio,porém,Fulgencio havia fugido de avião para a Rep.Dominicana.
Fidel Castro foi aclamado pela população,e instalou o socialismo com grande apoio da URSS(União Soviética),e óbvio que rompeu os laços políticos e econômicos com os EUA.A URRS ajudou e muito financeiramente Cuba,e houve benefícios e malefícios a meu ver com o regime socialista,sendo os positivos que Cuba erradicou o analfabetismo e a saúde melhorou e muito após essa revolução,a tv e a mídia não falam,mas Cuba tem uma das melhores educações do mundo,e há boatos de que os mesmo estão bem a frente com a cura do ebola do que qualquer outro país.Porém,os pontos negativos são que por a URSS ter sido extinta,o grande apoio financeiro acabou,gerando problemas em Cuba,por exemplo,há falta de certos produtos de vez em quando,e lá tudo é muito controlado,a internet é ruim e cara,pois para você usar 10 minutos de internet numa cafeteria,você paga 5 dólares.E os automóveis são antigos.Mas de modo geral,essa revolução foi mais benéfica do que maléfica,se perguntares para um cubano se ele prefere como tá ou como era,ele dirá que prefere como tá,pois antes era muito pior.
Cuba era dependente da economia dos Estados Unidos para seguir suas políticas de descimento. A revolução Cubana se deu justamente pela quebra dessa relação.
Após a Revolução Cubana, dois anos depois os Estados Unidos, romperam as conexões diplomáticas que perduravam desde o início do século XX.
Fidel promoveu uma Revolução Comunista e implementou o Socialismo dentro de Cuba, e, junto alguns países da América Central, relações com o império Soviético foram fortalecidas, o que no meio da Guerra Fria, onde Estados Unidos e URSS competiam a supremacia entre Capitalismo x Socialismo, gerou grande tensão, fazendo assim com que os EUA criasse um plano para derrubar o governo de Fidel Castro.
Dessa maneira, este episódio firmou as relações concretas entre os países da América Central (encabeçados por Cuba) com a União Soviética, e, vale ressaltar um fato histórico importante que culminou de vez a posição radical entre Estados Unidos e Cuba, foi o episódio da Crise dos Mísseis, que culminou na expulsão do país governado por Fidel da Organização dos Estados Americanos a OEA.
Sobre o socialismo:
https://brainly.com.br/tarefa/10839351