Ed. Física, perguntado por priscilabritto3491, 7 meses atrás

uma resenha crítica sobre algumas discussões sobre o esporte e mídia​

Soluções para a tarefa

Respondido por ma3520304
4

o esporte atualmente é o esporte da mídia e isto esta acontecendo porque a mídia e neste caso a televisão, como sendo o maior meio de comunicação de massa, tem que defender seus interesses econômicos, políticos, sociais e ideológicos perante o povo. Para o autor a televisão devorou as outras mídias por dar a visibilidade que o esporte tem hoje. Esta abrangência televisiva o autor deu o nome de “esporte telespetáculo”.

As características que o autor mostra e que fazem com que o esporte seja da mídia em especial da televisão começam com a ênfase dada a falação esportiva, que tem como característica informar e atualizar as pessoas dos bastidores do mundo esportivo, contar histórias dos atletas e clubes, criarem expectativas para conquistar adeptos e aumentar a audiência. Ainda as previsões de resultados e as contratações devem ser disseminadas pela população. As explicações e justificativas dos erros e acertos dos árbitros promovem aos telespectadores muitas emoções, criando polêmicas e rivalidades. Por fim critica e dramatiza os grandes acontecimentos que marcam a vida esportiva.

Outra característica é a monocultura esportiva. Podemos observar claramente que em nosso país o futebol é destaque, principalmente na televisão aberta. Por assinatura os esportes radicais estão em primeiro seguido do futebol e tênis. O futebol se explica por seu custo benefício que atende ao interesse econômico. Outro fator é a sobrevalorização da forma em relação ao conteúdo. Com os avanços audiovisuais ligados a informática, as imagens vêm ganhando espaço em relação à palavra. Estes avanços são visíveis e apresentados principalmente pela televisão. Nos canais por assinatura este avanço é ainda maior. Podemos observar que em muitos casos a informação é muito bem transmitida puramente com imagens, buscando atingir o máximo de emoções. Esta espetacularização gera a fragmentação e a descontextualização do esporte. Neste sentido existe muita diferença em você assistir um jogo pela televisão e ao vivo no estádio.

Outra característica muito importante é a superficialidade. A televisão por si só, gera a cultura do breve e do descontínuo. A profundidade das informações pode ser atingida com a interação entre várias mídias, ou seja, a televisão levaria ao jornal, a revista e outras mídias. Mas atualmente quem lê, se as imagens são mais fáceis de ser captadas e assimiladas como verdade? Neste sentido os efeitos negativos da televisão são enormes, ainda mais num país como o Brasil que possuem muitos analfabetos e semi-analfabetos. O último fator e não menos importante é a prevalência dos interesses econômicos. A mídia privilegia o que fornece audiência e em conseqüência o lucro. A ideologia que a mídia passa aos seus consumidores produz uma alienação ao tradicional. Isto caracteriza a pobreza da televisão brasileira e suas mesmices da programação. As pessoas acabam escolhendo o que as mídias querem. O telespectador acaba sofrendo da terrível doença da alienação e da heteronomia, os outros definem por mim e sabem o que eu quero e gosto. As pessoas perderam o poder da reflexão crítica e de perceber o que é bom ou ruim para si próprio.

Podemos observar que estas características possuem fatores que mostram o grande poder que as mídias detêm sobre as pessoas. As informações transmitidas para nós têm um caráter alienante e um interesse particular seja ele econômico, político, social e outros que nos fazem pensar e agir de forma que eles querem. A reflexão crítica que devemos possuir deve nos proporcionar uma atitude também crítica, que nos possibilite não aceitar de forma simples e rápida as imposições consumistas e ideológicas que as mídias nos impõem diariamente.

Perguntas interessantes