Há uma diferença significativa para as crianças quando têm que ler o que elas próprias escreveram e quando realizam a leitura de algo escrito por outra pessoa. Assim, na leitura de um texto acompanhado de uma imagem, é possível identificar que a criança também constrói hipóteses sobre o que pode estar escrito. Numa das entrevistas realizadas com uma criança foi-lhe mostrada a imagem de um relógio e logo abaixo estava escrito “relógio”. A seguir, você verá como foi o diálogo entre a criança e a entrevistadora.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
A criança ainda não reconhece que a escrita é um objeto substituto, por isso diz o nome das letras sem relacionar com a imagem.
Explicação:
A criança não tarda em reconhecer e distinguir palavras de figuras ao abrir um gibi ou um livro. Diferentemente dos desenhos, que comunicam referentes com facilidade, o sentido da escrita alfabética é adquirido com o tempo: as palavras se dispõem quase sempre em linha reta e descontínua e possuem uma quantidade de letras, que se alternam e se combinam para formar um significante.
O segredo para ensinar a ler é dar condições para o aluno resolver problemas que lhe permitam avançar como leitor e escritor, confrontando-se com textos desde o início da alfabetização.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás