Uma reportagem destacou a seguinte informação:agora que o carnaval passou, que tal aproveitarpara colocar os exames em dia? Há quanto tempovocê não faz o teste para o HIV? Se você tem umavida sexual ativa, é bom estar em dia com essesexames, principalmente se você manteve relaçõessexuais sem o uso do preservativo. Hoje, os testesse modernizaram e o resultado fica pronto em até30 minutos. A boa notícia é que o Sistema Únicode Saúde oferece esses testes gratuitamenteem Unidades Básicas de Saúde, Unidades dePronto Atendimento e Centros de Testagem eAconselhamento.Tendo como referência o texto apresentado,veiculado na internet no dia 11 de março de 2019,e sabendo que a data oficial do carnaval 2019 noBrasil foi 05 de março, avalie as asserções a seguir ea relação proposta entre elas.I. Um indivíduo com suspeita de tercontraído HIV no carnaval poderia não terdesenvolvido anticorpos identificáveis noprazo transcorrido entre a exposição aovírus e a publicação da reportagem.PorQUeII. A existência de janela imunológica produznos testes rápidos resultados denominadosfalsos positivos, pois aponta para odiagnóstico de doenças que, na verdade,ainda não estão instaladas.Considerando as informações apresentadas, avalieas asserções a seguir e a relação proposta entre elas.A As asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e aasserção II é uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a asserçãoII é uma proposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Os falsos-positivos e falsos-negativos são problemas bastante comuns nos exames de HIV. É importante, por isso, se manter atento:
I. Um indivíduo com suspeita de ter contraído HIV no carnaval poderia não ter desenvolvido anticorpos identificáveis no prazo transcorrido entre a exposição ao vírus e a publicação da reportagem.
Correto. Por conta da proximidade da reportagem e do possível contágio, é verdadeiro que se afirme que há uma possibilidade de não ter havido tempo para que o corpo do indivíduo produzisse os antricorpos sinalizadores.
PorQUE
II. A existência de janela imunológica produz nos testes rápidos resultados denominados falsos positivos, pois aponta para o diagnóstico de doenças que, na verdade, ainda não estão instaladas.
Falso. Não é verdadeiro que a janela imunológica apresente falsos positivos, é provável que apresente, por outro lado, falsos negativos.
É correto, portanto, o que se afirma em:
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
O caso descrito evidencia uma suspeita de HIV para o indivíduo, já que o tempo de exposição ao vírus poderia não ser suficiente, em virtude do baixo tempo de detecção (C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.)
Antígenos e Janela de Exposição
A detecção de antígenos é um processo que exige tempo e aprofundamento, a fim de se evitar falsos negativos.
O caso apresentado no texto revela um possível não desenvolvimento de anticorpos identificáveis, por conta do baixo tempo de formação de partículas virais de HIV, o que poderia ter formado falsos negativos.
Mais sobre antígenos e exposição: brainly.com.br/tarefa/26246944
#SPJ3