Uma professora do 5º ano propôs, em sua classe, o jogo "O maior resto vence". Cada dupla ou trio recebeu dois conjuntos de cartões. Um de cartões vermelhos e outro de cartões amarelos, todos eles com um número em um de seus lados, voltado para baixo. Um cartão vermelho devia ser pego do monte e colocado no centro da mesa para que a dupla ou trio o visse. Cada jogador devia retirar um cartão amarelo e fazer a divisão do número do cartão vermelho pelo número do seu cartão amarelo. A divisão com maior resto vence. Os cartões vermelhos formam grupos de números com 2, 3 ou 4 algarismos e os cartões amarelos formam grupos de números com 1 ou 2 algarismos e serão entregues de acordo com os diferentes momentos de aprendizagem dos estudantes. Os jogadores podem usar uma calculadora, se quiserem, e devem colaborar entre si para descobrir o vencedor com rapidez. Ao final de três rodadas apresentarão aos outros como fizeram para determinar o vencedor. Considerando as orientações do Currículo em Ação e as características da faixa etária analise as seguintes afirmações: A proposta não está adequada, pois a formação dos grupos pressupõe situações mais fáceis para os menos capazes, o que pode levar outros estudantes a se sentirem prejudicados ao fracassarem com as situações mais difíceis. A proposta está adequada, pois enfatiza a colaboração entre pares e atende às necessidades de aprendizagem dos diferentes estudantes, além de colocá-los em situação de tomadas de decisão a partir de cálculos. A proposta não está adequada, pois a utilização de jogos no 5º ano deve ser menos frequente, uma vez que os estudantes precisam ser preparados para a transição para os anos finais, que exigirão maior concentração e menos brincadeiras
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Resposta:
Somente a II está correta
Explicação:
A intencionalidade pedagógica está explicitada pela formação de pares ou trios com proximidade de conhecimentos; embora no jogo haja a proposta de um vencedor, a busca por ele é conjunta pressupondo um trabalho colaborativo no qual um aprende com o outro, que se expande quando os jogadores contam a todos como fizeram para encontrar o vencedor; incentiva a autonomia e o protagonismo ao deixar que decidam se vão usar a calculadora ou não e, por fim, também traz a tomada de decisão a partir de um fato constatado por eles e justificado perante ao grupo.
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