Uma pessoa, sedentário ou atleta, ao sair para realizar compras no mercado, levanta a mão para pegar um produto na prateleira, desde antes da contração, o organismo já "planejou" todo o movimento que será realizado pelo músculo estriado esquelético encontrado nos membros superiores do organismo. Esse movimento depende de uma sequência de eventos que ocorre desde o impulso nervoso até a contração da fibra muscular. Fonte: o professor. Sobre os eventos do processo de contração muscular, avalie as afirmativas abaixo e associe com os passos do acontecimento: I – Ligação do cálcio à troponina, alterando a posição da tropomiosina, liberando os sítios de ligação da actina para que possa se ligar a cabeça (ATPase) da miosina. A energização da ponte cruzada e ligação da miosina na actina ocorre devido a quebra do ATP (ADP e Pi). Sequencialmente a movimentação completa da ponte cruzada (contração) ocorre pela liberação do ADP da miosina. II - Geração de potencial de ação do motoneurônio, causando a liberação de acetilcolina (neurotransmissor) na fenda sináptica da junção neuromuscular. III - Ligação de uma molécula de ATP na cabeça de miosina desfaz a ligação miosina-actina. Recolhimento do cálcio do sarcoplasma e interrupção da contração. IV - Ligação de acetilcolina em receptores da placa motora terminal, que gera uma despolarização ao longo dos túbulos transversos (túbulos T), para dentro das fibras musculares, levando à saída de cálcio do retículo sarcoplasmático em direção ao sarcoplasma. ( ) 1º passo. ( ) 2º passo. ( ) 3º passo. ( ) 4º passo. Assinale sequência correta da associação:
Soluções para a tarefa
Resposta:
II; IV; I; III.
Explicação:
( II ) 1º passo. II - Geração de potencial de ação do motoneurônio, causando a liberação de acetilcolina (neurotransmissor) na fenda sináptica da junção neuromuscular.
( IV ) 2º passo. IV - Ligação de acetilcolina em receptores da placa motora terminal, que gera uma despolarização ao longo dos túbulos transversos (túbulos T), para dentro das fibras musculares, levando à saída de cálcio do retículo sarcoplasmático em direção ao sarcoplasma.
( I ) 3º passo. I – Ligação do cálcio à troponina, alterando a posição da tropomiosina, liberando os sítios de ligação da actina para que possa se ligar a cabeça (ATPase) da miosina. A energização da ponte cruzada e ligação da miosina na actina ocorre devido a quebra do ATP (ADP e Pi). Sequencialmente a movimentação completa da ponte cruzada (contração) ocorre pela liberação do ADP da miosina.
( III ) 4º passo. III - Ligação de uma molécula de ATP na cabeça de miosina desfaz a ligação miosina-actina. Recolhimento do cálcio do sarcoplasma e interrupção da contração.