Uma pessoa que não tem nenhuma doença está necessariamente saudável? Justifique.
2- Cite e explique pelo menos uma atitude que pode ajudar a prevenir cada um dos tipos de
doença a seguir: infecciosa, ocupacional, degenerativa, carencial e sexualmente transmissível.
3- Um casal tem dúvidas sobre qual método contraceptivo deve usar. Eles utilizavam a
Soluções para a tarefa
1 - Não necessariamente.
A concepção atual de saúde envolve o bem-estar físico,biológico, social e psicológico, englobando o indivíduo integralmente.
Muitas vezes a pessoa não possui nenhuma comorbidade biológica, mas não está em pleno gozo de saúde por outros problemas em sua vida.
2 - Medidas de prevenção para os tipos de doenças citadas no enunciado :
Infecciosa - higiene, vacinação
Ocupacional - uso de EPI's, cuidados relacionados ao trabalho.
Degenerativa - estilo de vida mais saudável e consultas periódicas com profssionais da saúde.
Carencial - alimentação balanceada e estilo de vida saudável.
Sexualmente transmissível - uso de preservativos.
Muitas vezes a pessoa não possui nenhuma comorbidade biológica, mas não está em pleno gozo de saúde por outros problemas em sua vida.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/27091089#readmore
1) Essa afirmação não é verdadeira.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), a definição de saúde é um "estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não a mera ausência de doença ou de enfermidade".
Seguindo esse conceito, que é o mais aceito e trabalhado na atualidade, uma pessoa que não tem nenhuma doença não está necessariamente saudável, pois isso depende de seu bem-estar e condições psíquicas e sociais.
2) Formas de prevenir as doenças das seguintes etiologias:
Infecciosas: Saneamento básico e vacinação
Ocupacional: Uso de Equipamentos de Proteção Individual
Degenerativa: Atividade física regular
Carencial: Ingestão de nutrientes e vitaminas por meio de alimentação adequada
Sexualmente transmissível: Uso de camisinha
Cada agente etiológico atinge o organismo humano por um caminho diferente, portanto é preciso conhecer cada um deles e tomar as medidas necessárias para prevenir. Os exemplos citados nessa questão são uma prova de que nem todas as doenças são causadas por vírus ou bactérias, mas que atitudes como alimentação inadequada e sedentarismo também causam quadros clínicos importantes.
3) O casal pode combinar um método de barreira física (camisinha masculina ou camisinha feminina) e um contraceptivo (pílula anticoncepcional ou DIU).
Acredito que sua pergunta seja está: "Um casal tem dúvidas sobre qual método contraceptivo deve usar. Eles utilizavam a tabelinha e o coito interrompido e achavam que, por usarem dois métodos, estavam protegidos. Explique para o casal porque os métodos escolhidos não são os mais seguros e dê duas opções de combinações de métodos contraceptivos mais eficientes, explicando sobre a eficácia de cada um deles"
Na hora de escolher um método contraceptivo eficaz, o ideal é combinar dois métodos: um que previna contra doenças sexualmente transmissíveis e outro que tenha ação efetiva contra a gravidez.
A melhor forma de ter uma relação sexual livre de doenças é utilizando camisinha. Já com o objetivo de evitar a gravidez, tanto a tabelinha quanto o coito interrompido são métodos não muito seguros por não serem totalmente objetivos. Nesse aspecto é melhor optar por um medicamento como a pílula anticoncepcional ou o DIU. A pílula do dia seguinte não deve ser utilizada em situações cotidianas, pois a alta carga hormonal pode ser muito danosa para a saúde da mulher.
Aprenda mais neste link: https://brainly.com.br/tarefa/38150454