Uma pessoa está fazendo uma tatuagem na perna direita. O contato da agulha com a pele, em situação fisiológica normal, gera dor que, dependendo do local, é muito intensa. Essa dor parece ser insuportável nos primeiros minutos do contato da agulha, mas, com o passar do tempo, vai minimizando.
Pensando nessa situação, responda:
1. Por que a sensibilidade estaria diminuindo com o passar do tempo se o insulto doloroso (agulha) continua ativo sobre a pele?
2. De que lado do cérebro está sendo processada a informação dolorosa gerada? Justifique.
Soluções para a tarefa
Explicação:
1. A dor só nos servem para nos informar que algo está errado e que podemos estar correndo risco de vida, se isso persistir e não acontecer nada o nosso cérebro entende que não é necessário o alerta, assim diminuindo a dor.
2. O córtex pré-frontal ventral direito (RVPFC) está implicado na regulação ou inibição da angústia associada à dor e a estados emocionais negativos.
Resposta: 1. O que está acontecendo com a sensibilidade da pele é o que chamamos de adaptação periférica da sensibilidade, ou seja, é uma redução da sensibilidade na presença de estímulo constante. O receptor responde forte inicialmente, mas depois a atividade ao longo da fibra sensitiva declina gradualmente, em parte por causa da fadiga sináptica.
2. A informação está sendo processada no hemisfério esquerdo porque os neurônios associados aos nociceptores fazem sinapse com seus neurônios secundários na medula espinal. Esses neurônios sensoriais secundários cruzam a linha média do corpo em algum ponto e, dessa forma, as sensações do lado direito do corpo passam a ser processadas no hemisfério esquerdo do cérebro, e vice-versa.
Explicação: