Uma pessoa deposita algumas frutas em um pote com tampa, fechando-o de modo que o ar não possa entrar nem sair, estando o pote e as frutas em temperatura ambiente (25 °C). A pessoa volta a abrir o pote para guardar mais frutas e, em seguida, coloca-o na geladeira, cujo interior está a uma temperatura de 5 °C. No dia seguinte, à mesma temperatura ambiente, torna a abrir o pote, porém precisa fazer uma força maior do que no dia anterior. Desconsiderando dilatações térmicas das frutas, do pote e da tampa, a força extra necessária para abrir o pote ocorre porque o(a) A energia interna do ar no interior do pote aumentou. B trabalho que o ar realiza sobre a tampa diminuiu. C pressão do ar no interior do pote diminuiu. D pressão do ar externa à tampa aumentou. E volume do ar no interior do pote diminuiu
#SAS
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A força extra necessária para abrir o pote ocorre porque a pressão do ar no interior do pote diminuiu.
Dentro do pote, o volume permanece o mesmo, então podemos afirmar que a variação da temperatura sofrida pelar no interior do pote é uma transformação isovolumétrica.
Na transformação isocórica ou isovolumétrica o volume é mantido constante e, conforme a Lei de Carles e Gay-Lussac, a pressão e a temperatura serão diretamente proporcionais.
P ∝ T
Como a pressão interna e a temperatura são diretamente proporcionais, podemos afirmar que se a temperatura diminuiu, a pressão do ar no interior do pote também diminuiu.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Direito,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás