Uma pessoa com câncer foi submetida a um tratamento quimioterápico, após o qual não houve formação de novas células tumorais. Considerando-se somente essa informação, é possível inferir que, nas células tumorais, os agentes quimioterápicos atuam sobre: ( ) as membranas plasmáticas tornando-as impermeáveis a qualquer substância. ( ) as mitocôndrias impedindo que realizem respiração aeróbica. ( ) os peroxissomos bloqueando a produção de catalase. ( x ) algum ponto do ciclo celular fazendo cessar as mitoses. ( ) o ciclo celular acelerando as mitoses.
Soluções para a tarefa
Respondido por
125
Para que não haja formação de novas células tumorais, esse quimioterápico impede a mitose, causando uma pausa na reprodução celular. Portanto, a alternativa correta é algum ponto do ciclo celular fazendo cessar as mitoses.
Espero ter ajudado! :)
Espero ter ajudado! :)
Respondido por
100
Olá! Para que o quimioterápico tenha ação efetiva, ele deve atuar somente sobre as células tumorais, as células que estão causando a desordem.
O grande problema é que essas células são iguais as células normais do nosso organismo, exceto por um fator que as diferencia - a elevada divisão, descontrolada, que provoca o tumor.
Dessa forma, o quimioterápico deve agir nessa questão, atuando sobre o ciclo celular a fim de cessas as divisões. Caso contrário, atuando em outra parte estará prejudicando também células sadias, células normais, não servindo para nada então o tratamento.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás