ENEM, perguntado por Yakisobaraivoso2397, 11 meses atrás

Uma peça de grande porte, fabricada em aço carbono de baixa liga, é colocada em um forno de tratamento térmico para alívio detensões de solda. Até atingir a temperatura de 300 ºC, a taxa de aquecimento do forno não necessita ser controlada. Após essatemperatura ser atingida, a taxa de aquecimento é de 200 ºC por hora. Ao atingir a temperatura de tratamento térmico, que é de700 o°C, a peça permanece nessa temperatura por 30 minutos e inicia, então, a operação de resfriamento segundo as mesmastaxas de variação da operação de aquecimento. O processo requer uma tolerância de 10% na leitura das temperaturas.A esse respeito, considere os seguintes sensores:• Termopar tipo J, faixa de operação de 0 °C a 750 °C, erro 2%• Termopar tipo K, faixa de operação de 0 °C a 1.250 °C, erro 2%• Sensor ótico infravermelho tipo 1, faixa de operação de 300 °C a 2.000 °C, erro 2%• Sensor ótico infravermelho tipo 2, faixa de operação de 500 °C a 2.500 °C, erro 2%Para a situação apresentada, qual(is) dos sensores acima atende(m) à necessidade do processo?(A) Todos os sensores (B) Termopar tipo K(C) Termopar tipo J (D) Infravermelho tipo 1(E) Infravermelho tipo 2

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
2

Para a situação apresentada, o sensor que atende à necessidade do processo e o (B) Termopar tipo K.

Termopares são sensores de temperatura de baixo custo, muito utilizado em diversos processos industriais e laboratoriais de medicao de temperatura. E composto por dois metais diferentes um do outro, ligados por uma das extremidades.

Ha o surgimento de uma diferença de potencial que pode ser medida por um voltímetro, no caso de haver diferença de temperatura entre a extremidade unida e as extremidades livres.

O termopar tipo K é um termopar de uso amplo. Possui um baixo custo e, devido à isso estão disponíveis variadas sondas.

Perguntas interessantes