Uma parcela da sociedade afirma que os direitos humanos. Parecem estar mais voltados à proteção dos criminosos que às vitimas. Qual é a perspectiva da declaração universal dos Direitos Humanos para esta afirmação?
Soluções para a tarefa
Para entendermos essa afirmativa, o ideal é que analisemos a fundo, retirando nossas percepções e pré julgamentos, e levando a declaração dos direitos humanos ao pé da letra.
O artigo primeiro da declaração dos Direitos Humanos contém a seguinte declaração:
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
Por essa declaração, consideramos que os direitos humanos são universais, ou seja, atendem a todo e qualquer cidadão, é uma medida expansiva.
Nega-se a afirmação de que os Direitos Humanos servem para proteger criminosos. Quando averiguamos que o mesmo direito, segundo a justiça, possui característica relativa, não sendo absolutos. O que implica que, tais direitos, são limitados quando confrontam outros direitos e quando levados ao juri, são percebidos e não negligenciam a punição de infratores penais.
É importante estar sempre embasado a leitura da lei seca, para desmistificar esse tipo de afirmativa. Espero ter ajudado, abraços!