Nas últimas décadas houve uma grande evolução no campo da biotecnologia e produção de alimentos transgênicos, aqueles que, com o uso de técnicas de engenharia genética, contêm material genético de outras espécies de organismos. A transgenia consiste em manipular os genes de uma planta doadora e acrescentá-los a uma planta receptora. Normalmente, nos alimentos transgênicos são inseridos genes de melhoria, como resistência a pragas e à seca, com o objetivo de ter suas características melhoradas. Essas alterações jamais aconteceriam espontaneamente na natureza.
Considerando o contexto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A manipulação genética pode ocorrer através de diversas técnicas: em algumas, podem ser inseridos fragmentos de DNA de bactérias, vírus ou fungos que contêm genes que codificam a produção de herbicidas nos embriões das plantas.
PORQUE
II. Dessa forma, elas passam a produzir toxinas contra as pragas, não necessitando de certos agrotóxicos. Outras técnicas permitem o desenvolvimento de plantas resistentes a certos agrotóxicos, para que estes sejam usados em lavouras onde é preciso exterminar outro tipo de vegetal, como ervas daninhas, sem afetar o resto da produção.
Em relação as asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As duas asserções são verdadeiras e a II é a justificativa da I.
b.
A asserção II é correta e a I é falsa.
c. As duas asserções são falsas.
d. A asserção I é correta e a II é falsa.
e.
As duas asserções são verdadeiras e a II não é a justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
As duas asserções são verdadeiras e a II é a justificativa da I.
Perguntas interessantes