Saúde, perguntado por Estu123, 1 ano atrás

Uma paciente do sexo feminino, de 20 anos de idade, chega ao consultório odontológico relatando dor provocada no dente 16. Clinicamente, o cirurgião-dentista observou a presença de lesão de cárie já cavitada, envolvendo as faces oclusal e mesial desse dente, como na figura abaixo. Foi realizada uma radiografia onde observou-se a presença de cárie profunda, integridade no espaço periodontal e ausência de lesões na região periapical. Após a abertura da cavidade e forma de contorno, o próximo princípio será o da remoção do tecido comprometido pela lesão de cárie. O aspecto clínico, após a abertura coronária pode ser observado na figura abaixo, com a permanência de cárie na parede de fundo, em ponto. O paciente apresentava e bom padrão de higiene bucal os demais dentes em bom estado de conservação, com poucas restaurações.

Assinale alternativa que explica como deve ser realizada a remoção da cárie em ponto, da nomenclatura da parede de fundo e classificação deste preparo cavitário.

Escolha uma:

a.Iniciar a remoção da cárie com curetas de tamanho compatível com a lesão, da periferia para o centro, seguir com broca esférica carbide, em baixa rotação, sob refrigeração, movimentos intermitentes, reutilizar as curetas. A parede de fundo deste preparo cavitário é a parede pulpar pois está voltada para a polpa e este preparo cavitário é classificado como Classe II tipo slot horizontal.

b.Iniciar a remoção da cárie com curetas de tamanho compatível com a lesão, da periferia para o centro, seguir com broca esférica carbide, em baixa rotação, sob refrigeração, movimentos intermitentes, reutilizar as curetas. A parede de fundo deste preparo cavitário é a parede pulpar pois está voltada para a polpa e este preparo cavitário é classificado como Classe II tipo slot vertical.

c. Iniciar a remoção da cárie com curetas de tamanho compatível com a lesão, da periferia para o centro, seguir com broca esférica carbide, em alta rotação, sob refrigeração, movimentos intermitentes, reutilizar as curetas. A parede de fundo deste preparo cavitário é a parede axial pois está voltada para o longo eixo axial e este preparo cavitário é classificado como Classe II tipo slot vertical.

d.Iniciar a remoção da cárie com curetas de tamanho compatível com a lesão, da periferia para o centro, seguir com broca esférica carbide, em baixa rotação, sob refrigeração, movimentos intermitentes, reutilizar as curetas. A parede de fundo deste preparo cavitário é a parede axial pois está voltada para o longo eixo axial e este preparo cavitário é classificado como Classe II tipo slot vertical.

e.Iniciar a remoção da cárie broca esférica carbide, em baixa rotação, sob refrigeração, seguir com curetas de tamanho compatível com a lesão, da periferia para o centro, reutilizar a broca esférica carbide. A parede de fundo deste preparo cavitário é a parede axial pois está voltada para o longo eixo axial e este preparo cavitário é classificado como Classe II tipo slot vertical.

Soluções para a tarefa

Respondido por EddardStark
32
Iniciar a remoção da cárie com curetas de tamanho compatível com a lesão, da periferia para o centro, seguir com broca esférica carbide, em baixa rotação, sob refrigeração, movimentos intermitentes, reutilizar as curetas. A parede de fundo deste preparo cavitário é a parede axial pois está voltada para o longo eixo axial e este preparo cavitário é classificado como Classe II tipo slot vertical.
Perguntas interessantes