Uma obrigação que o indivíduo deve sentir, e sente, com respeito ao conteúdo de sua atividade “profissional”, seja ela qual for. WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 48. É isso que Max Weber define como sendo a profissão como dever, característica da “ética social” da cultura capitalista.
Leia os argumentos a seguir e julgue-os de acordo com a sociedade moderna.
I. Não somente os adultos, mas também as crianças, devem sentir e possuir esse compromisso com a sua “atividade profissional”. Não por acaso, as crianças são responsáveis por fazer o seu “dever de casa” e respeitar as regras da escola.
II. Por que consideramos que é errado chegar atrasado ao trabalho? Por que devemos ser leais às empresas? Por que procuramos uma profissão que nos satisfaça? Esses desejos estão relacionados justamente com o que Weber afirmou sobre a profissão como dever.
III. A profissão como dever não está mais presente no mundo contemporâneo. Ninguém mais se sente comprometido com o trabalho que realiza. É por isso que existem tantos desempregados e crianças sem escola.
IV. A profissão como dever é ensinada em diversas instituições sociais, como na religião, na família e no próprio trabalho. Estão corretos: *
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta:
I, II e IV, somente.
Explicação:
confia no pai
Respondido por
6
Resposta:
I, II e IV, somente
Explicação:
Somente o argumento III está incorreto. Pode-se dizer que a noção de profissão como dever continua presente em nossa sociedade devido a todos os outros argumentos presentes na questão.
✨✨
Perguntas interessantes
Inglês,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás