Uma nutricionista da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) está acompanhando umapaciente de 52 anos de idade, internada e com diagnóstico de neoplasia de esôfago. No pós-operatório deesofagectomia, a paciente vem apresentando náuseas e vômitos recorrentes, além de ter sido identificadauma fístula de alto débito no local da anastomose. Por meio dos métodos subjetivos e objetivos deavaliação do estado nutricional, a paciente foi diagnosticada com desnutrição grave.Com base no caso apresentado, assinale a opção correta quanto à conduta dietoterápica a ser adotadapela EMTN na fase atual da paciente.A Nutrição parenteral central em razão da presença de fístula de alto débito.B Nutrição parenteral periférica em razão da impossibilidade de utilização do trato gastrointestinal.C Nutrição enteral via ileostomia para facilitar a cicatrização da fístula.D Nutrição enteral via cateter nasoentérico para evitar broncoaspiração.E Nutrição enteral via gastrostomia, já que a previsão de permanência da nutrição enteral será por umperíodo de tempo inferior a 15 dias.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A resposta correta é a letra D) Nutrição enteral via cateter nasoentérico para evitar bronco aspiração.
A nutrição anteral se trata de um tipo de tratamento o qual é indicado para pacientes que não possuem forças o suficiente ou que não podem se alimentar da forma convencional, ou seja, pela boca pois eles tendem a contar com algum equipamento digestivo.
Tais pacientes costumam receber a alimentação por meio de um tubo ou então através de uma sonda flexível.
Essa é uma via alternativa que pode ser introduzida pelo nariz e logo em seguida é posicionada para o estomago do paciente.
Bons estudos!
Perguntas interessantes