uma narrativa sobre o ano 2021
pro favor é pra hoje
Soluções para a tarefa
Fomos todos atropelados pela pandemia da Covid-19 e nossa realidade tornou-se ainda mais volátil, incerta, complexa e ambígua.
O movimento que se viu em seguida ainda não está bem compreendido pela análise socioeconômica: portas de escritórios, lojas e oficinas fechando; trabalho remoto e online de um lado, desemprego e auxílios emergenciais de outro;
Se antes da pandemia isso já era uma tarefa difícil, agora tornou-se muito mais. Mesmo que superemos o ápice da crise em 2021, o próximo ano ainda nos dará muito trabalho. Será o momento de refundação dos negócios, de reposicionamento das marcas, de recuperação em todos os sentidos, entre outras revisões que seremos obrigados a fazer.
A pandemia que estamos atravessando fez emergir temas que, se já eram importantes, tornaram-se inevitáveis e urgentes, como o amplo acesso à tecnologia e aos recursos da saúde. Mas temos que tratar também, de forma igualmente aguerrida, questões como a mobilidade, a habitação, a educação, a logística, o abastecimento, a energia e o clima, entre tantos outros.