Uma mulher recebeu uma transfusão de sangue. Seu primeiro filho nasce com eritroblastose fetal. Classifique quanto ao fator rh: a mulher.... o marido.... a criança.... o sangue que a mulher recebeu.....
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
Explicação:
primeiro, vamos definir o que é eritroblastose fetal. isso ocorre quando uma mãe de Rh nulo gera uma criança de Rh positivo. por produzir uma enzima desconhecida pelo corpo da mãe, seu sistema de defesa irá atacar o embrião. normalmente, o primeiro filho Rh positivo de uma mulher Rh negativa consegue se desenvolver, pois seu corpo nunca tinha visto aquela enzima antes, então sua luta para destruí-la será longa e difícil. Dizemos que o primeiro filho sensibiliza a mãe, fazendo-a criar anticorpos e células de memória contra essa enzima. isso é eritroblastose fetal, quando o sistema de defesa da mãe ataca o feto.
agora vamos analisar a questão. se a mãe teve um filho com eritroblastose fetal, isso quer dizer que seu tipo sanguíneo é negativo e de seu filho, positivo. deduzimos também que o tipo sanguíneo do pai é positivo, pois o fator Rh nulo é recessivo. como a mãe é nula e o filho é positivo, o alelo positivo fornecido ao filho vem do pai.
algo ocorreu com a mulher: ao envés de seu segundo filho nascer com eritroblastose fetal, isso ocorreu com seu primeiro. para que o primeiro filho nasça com eritroblastose, isso quer dizer que o corpo da mãe já estava sensibilizado à enzima Rh. deduzimos, então, que a transfusão de sangue anterior possuía um Rh positivo, que sensibilizou a mãe e a fez criar células de memória. já estando sensibilizada, seu sistema de defesa atacou seu primeiro filho sem ter engravidado antes. ;)