Uma mulher de 89 anos de idade, internada há 10dias em uma unidade de clínica médica e em uso demúltiplos medicamentos prescritos, caiu do leito nanoite passada. Segundo relato da equipe, a idosaapresentava-se desorientada, e a queda ocorreuquando ela tentou levantar-se. Após realizadoraio X, foi constatada fratura do fêmur direito. Nomomento, a paciente está com tração esquelética,aguardando cirurgia. O membro inferior direitopermanece aquecido, com boa perfusão periférica.Considerando o caso descrito e o protocolo deprevenção de quedas do Ministério da Saúde de2013, avalie as afirmações a seguir.I. Os principais fatores de risco para quedas,relacionados aos indivíduos, no ambientehospitalar apresentados no caso acimasão: idade avançada, história recente dequeda, redução da mobilidade, uso demedicamentos e hipotensão postural.II. Entre as intervenções commulticomponentes para prevenção dequedas estão: avaliação do risco de quedapor meio da identificação do pacientecom risco por meio da sinalização à beirado leito ou de pulseira; revisão periódicada medicação; atenção aos calçadosutilizados; educação em saúde do pacientee dos profissionais; revisão da ocorrência dequedas para identificação de suas possíveiscausas.III. O indivíduo acamado, restrito ao leito,completamente dependente da ajuda deterceiros, com ou sem fatores de risco éconsiderado um paciente com baixo riscode quedas.IV. A adoção de medidas gerais de prevençãode quedas em ambiente hospitalar deveestar voltada para os indivíduos fisicamentedebilitados.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B II e III.C III e IV.D I, II e IV.E I, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Os cuidados para com os pacientes vão além do tratamento com remédios, mas devem estar associados à observação atenta dos riscos aos quais eles possam estar submetidos. Veja:
II. Entre as intervenções com multicomponentes para prevenção de quedas estão: avaliação do risco de queda por meio da identificação do paciente com risco por meio da sinalização à beira do leito ou de pulseira; revisão periódica da medicação; atenção aos calçados utilizados; educação em saúde do paciente e dos profissionais; revisão da ocorrência de quedas para identificação de suas possíveis causas.
Correto. Uma revisão geral do histórico do paciente, bem como dos fatores de risco aos quais este paciente possa estar submetido em sua situação atual, são parte fundamental do processo de cuidado para com este tipo de pessoa.
III. O indivíduo acamado, restrito ao leito, completamente dependente da ajuda de terceiros, com ou sem fatores de risco é considerado um paciente com baixo risco de quedas.
Correto. Um indivíduo que não tem autonomia reconhecida, apresenta, a depender de suas próprias ações, baixo risco de queda, já que não se espera que ele venha a realizar movimentos perigosos.
A resposta correta é, portanto:
B. II e III.