A educação permanente em saúde precisa ser compreendida tanto quanto prática deensino-aprendizagem quanto política de educação em saúde. Assim, a educação permanente comoeducação transformadora deve basear-se no intercâmbio de saberes e experiências e buscar implementaras mudanças possíveis ou necessárias em cada realidade específica.CECCIM; R. B.; FERLA, A. A. Educação permanente em saúde. Dicionário de Educação Profissional em Saúde.Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2009 (adaptado).Considerando as informações acerca da educação permanente em saúde, avalie as asserções a seguir e arelação proposta entre elas.I. A educação permanente em saúde é considerada eficiente quando realizada por meio demetodologias problematizadoras que permitam o desenvolvimento de uma aprendizagemsignificativa e transformadora.PorQUEII. O uso de metodologias ativas no processo formativo valoriza os conhecimentos apresentadospelos trabalhadores, possibilitando a assimilação de informações mais atualizadas.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justicativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Uma das principais características da nova educação em saúde, é a ideia de educação permanente. Isto é, deve-se manter o profissional e também a sociedade, sempre atualizados quanto às inovações em técnicas, procedimentos e remédios inovadores.
I. A educação permanente em saúde é considerada eficiente quando realizada por meio de metodologias problematizadoras que permitam o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e transformadora.
Correto. Uma formação que se pretenda permanente deve ser também crítica, uma vez que o aprendizado de novas metodologias deve ser visto sempre com atenção aos detalhes assertivos das técnicas aplicadas.
PorQUE
II. O uso de metodologias ativas no processo formativo valoriza os conhecimentos apresentados pelos trabalhadores, possibilitando a assimilação de informações mais atualizadas.
Falso. A educação permanente se pauta em um conhecimento crescente partindo das últimas pesquisa e do diálogo entre as partes envolvidas. A assimilação não é um processo formativo.
Assim, é verdadeiro que se afirma em:
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
Resposta:
Letra C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
Explicação: