Saúde, perguntado por ERICAJUNIACOSTA, 9 meses atrás

Uma mulher de 67 anos de idade está em tratamento com quimioterapia contra um câncer metastático de ovário. Ela está no seu quarto ciclo de um esquema de múltiplos fármacos, incluindo a cisplatina e a doxorrubicina. Ela desenvolveu náuseas e vômitos, entre outros efeitos colaterais do tratamento. Para tratar as náuseas e os vômitos, a médica prescreveu ondansetrona. Além disso, a paciente também apresenta náuseas e vômitos no hospital, antes mesmo da administração da quimioterapia. Para contornar esses efeitos, a médica prescreveu um benzodiazepínico.
Com base nas informações presentes no texto e nos seus conhecimentos sobre Fisiopatologia e Farmacologia da Êmese, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a.
A médica prescreveu a ondansetrona, um antagonista dos receptores dopaminérgicos D2, para controle da êmese da paciente. O problema é que esse fármaco apresenta alto risco de reações extrapiramidais e cardiovasculares.
b.
A êmese que a paciente apresenta antes da administração da quimioterapia não ocorre nos pacientes com câncer em tratamento antineoplásico. Com certeza, a dose de ondansetrona não é adequada para controlar a êmese da paciente. Neste caso, o uso do benzodiazepínico foi desnecessário.
c.
Além da ondansetrona, outra opção para o tratamento antiemético da paciente é o dimenidrinato. Este fármaco é um anti-histamínico H1 que atua na zona de gatilho quimiorreceptora, bloqueando a sinalização induzida pelos quimioterápicos.
d.
Para o alívio das dores, a médica prescreveu o tramadol. Como este fármaco também produz êmese, a paciente foi orientada a usá-lo junto com a ondansetrona. Como não há interação entre esses fármacos, não há problema de associá-los.
e.
O Fosaprepitanto (ou Aprepitanto), antagonista dos receptores NK1 que bloqueia ação da substância P na zona de gatilho quimiorreceptora também pode ser usado no tratamento de êmese aguda e tardia decorrente de quimioterapia antineoplásica

Soluções para a tarefa

Respondido por Hidokuo
4

Resposta:

O Fosaprepitanto (ou Aprepitanto), antagonista dos receptores NK1 que bloqueia ação da substância P na zona de gatilho quimiorreceptora também pode ser usado no tratamento de êmese aguda e tardia decorrente de quimioterapia antineoplásica.

Explicação:

Corrigido pelo AVA.

Espero ter ajudado =)

Perguntas interessantes