Uma mulher de 38 anos de idade, ao ser atendida na Emergência de um hospital refere que, há 5 dias,vem apresentando dores abdominais semelhantes a cólicas menstruais, de intensidade crescente, queevoluiu com parada de eliminação de fezes e flatos. Relata que, antes da consulta, passou a apresentarvômitos biliosos. Ela refere, ainda, não ter patologia de base, não fazer uso diário de medicações e já tersido submetida, anteriormente, a colecistectomia, apendicectomia e videolaparoscopia, para investigaçãode endometriose.Ao exame físico: pressão arterial (PA) = 120 x 80 mmHg; frequência cardiaca (FC) = 95 bpm; frequênciarespiratória (FR) = 22 irpm; saturação ar ambiente = 98%; ausculta cardiopulmonar normal. O abdômenapresenta-se distendido, há dor à palpação profunda e não há sinais de irritação peritoneal e auscultam-seruídos hidroaéreos diminuídos.O resultado da radiografia abdominal é reproduzido a seguirConsiderando o quadro clínico e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.I. A videolaparoscopia é o procedimento cirúrgico de escolha, porque permite que se chegueao diagnóstico e ao tratamento adequado de maneira mais rápida.II. Trata-se de um caso de abdome agudo obstrutivo, com provável obstrução intestinal baixa.III. Sinal radiológico com nível hidroaéreo e a alça em C são sinais patognomônicos de obstrução intestinal.IV. A causa mais provável do quadro apresentado são bridas.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C I e III.D II e IV.E III e IV
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
As afirmativas corretas são III e IV. Letra E.
A questão aborda um quadro de abdome agudo obstrutivo. Em que o paciente apresenta dor abdominal com associação com a parada de eliminação de gases e de fazes, vômitos e distensão abdominal, em que o paciente está estável, sem apresentar irritação peritoneal.
De forma que a obstrução provavelmente é alta graças aos vômitos biliosos de não facelóides, ao padrão da radiografia, que mostra uma distensão de alças com níveis somente no andar superior do abdome.
Bons estudos!
Perguntas interessantes