ENEM, perguntado por Jennifer3302, 1 ano atrás

Uma mulher de 25 anos de idade procurou atendimento ambulatorial queixando-se de urina turva efétida e sensação de urgência e ardência ao urinar. Não relatou ocorrência de febre. Anteriormente, haviaapresentado dois episódios de infecção urinária em um intervalo de 5 meses que foram tratados comnorfloxacino (400 mg de 12/12 horas, por 7 dias). Ela também relatou que, durante o último tratamento,sentiu desconforto estomacal após ingerir o medicamento e que utilizava antiácidos para aliviá-lo.O médico prescreveu novamente norfloxacino 400 mg de 12/12 horas, por 10 dias.O norfloxacino é um antibiótico de largo espectro efetivo contra microrganismos gram-positivos e gramnegativos e é indicado para infecções complicadas e não complicadas do trato urinário. A estruturaquímica está representada na figura a seguir.Considerando o caso clínico apresentado e sua relação com a estrutura-atividade do fármaco, assinale aopção correta.A No momento da dispensação, o farmacêutico deve orientar a paciente a não utilizar antiácidosdurante o tratamento com a quinolona, já que eles formam sais com o grupo carbonila ligado em C6,prejudicando a absorção do antibiótico.B A utilização dos antiácidos é aconselhável durante o tratamento com as quinolonas, pois eles aumentama absorção do antibiótico por alterar o pH do meio gástrico, já que as quinolonas têm caráter ácidodevido ao grupo carboxílico ligado em C4.C Os antiácidos ionizam o anel piperazínico em C7 e aumentam a absorção do fármaco. O prescritordeveria ter solicitado um antibiograma para confirmar a sensibilidade das bactérias às quinolonas eorientado a paciente sobre a utilização dos antiácidos durante a terapia com a norfloxacina.D No caso apresentado ocorreu resistência às quinolonas devido à administração dos antiácidos pelapaciente, os quais reduzem a atividade do flúor em C6 e, consequentemente, da quinolona. Sendoassim, tanto o prescritor quanto o farmacêutico devem orientar e reforçar que a antibioticoterapianão deve acontecer concomitantemente ao uso de oligoelementos, como cálcio, magnésio, ferro ezinco.E O prescritor deveria ter solicitado um antibiograma para confirmar a prescrição do mesmo antibiótico.Além disso, os oligoelementos presentes em medicamentos e alguns alimentos complexam com acarbonila em C4 e com o grupo carboxílico em C3, prejudicando a absorção do fármaco. O farmacêutico,ao dispensar o antibiótico, deveria orientar a paciente a evitar a ingestão da quinolona em horáriopróximo às refeições e a não utilizar antiácidos.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
3

A resposta correta é a letra E)

O norfloxacino se trata de um antibiótico da classe das fluororoquinolonas que faz parta da segunda geração de remédios usados para o tratamento de infecções do trato urinário.

Infecções das quais pode-se dizer que são: a cistite, a pielite, a cistopielite, além de cirurgias associadas a urológica.

Vale ressaltar que, algumas infecções que foram causadas através de microorganismos caracterizados como multirresistentes conseguiram ser tratados com êxito com o auxílio de doses diárias do Norfloxacino.

Bons estudos!

Perguntas interessantes