ENEM, perguntado por jimmycorchon1630, 1 ano atrás

Uma mulher, com 53 anos de idade, peso de 59 kge altura de 1,56 m, é atendida em ambulatório,apresentando pressão arterial (PA) = 180 x 110 mmHg.A paciente relata histórico de hipertensão, controladacom dieta hipossódica e uso de captopril (25 mg/dia)em duas tomadas. Informa que, há dois meses,após episódios de humor marcadamente deprimido,anedonia, astenia, ideação suicida e anorexia, seumédico lhe receitou o uso de venlafaxina (25 mg/dia),potente antidepressivo de última geração, que atuano sistema nervoso central, inibindo a recaptaçãode serotonina e noradrenalina, tendo aumentado adosagem progressivamente. A paciente refere que,após o uso da medicação, vem sentindo cefaleia, malestar abdominal e instabilidade de níveis pressóricos.Em face desse quadro clínico, a conduta médicacorreta éA substituir o uso de captopril por amlodipinoe recomendar a manutenção da dosagem devenlafaxina.B receitar fluoxetina em vez da venlafaxina erecomendar a manutençao da dosagem decaptopril.C receitar um diurético de alça e reduzir a dosagemde venlafaxina, mantendo a dosagem de captopril.D receitar um diurético de alça, mantendo asdosagens de venlafaxina e captopril.E aumentar a dosagem de captopril e manter adosagem de venlafaxina.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
1

A conduta médica adequada está corretamente apresentada na alternativa (B), que consiste em receitar fluoxetina em vez da venlafaxina e recomendar a manutenção da dosagem  de captopril.

A venlafaxina corresponde a um potente antidepressivo que apresenta uma ação terapêutica rápida conforme ocorre o aumento das doses empregadas. Mas é recomendado que seja evitada em pacientes hipertensos.

Devido ao fato de ocorrer uma provável elevação da TA, além de uma descompensação do quadro clínico, em função de uma resposta do tipo noradrenérgica ampliada. Em que o cloridrato de fluoxetina aumenta os níveis de serotonina no cérebro.

Bons estudos!

Perguntas interessantes