Algumas alterações craniofaciais presentes na síndrome do respirador oral podem ser observadas nopersonagem apresentado na figura a seguir: crescimento craniofacial predominantemente vertical, dimensõesfaciais estreitadas, protrusão da maxila e retrognatismo mandibular.Considerando-se uma criança com as mesmas características craniofaciais desse personagem, e queapresente síndrome do respirador oral, avalie as afirmações a seguir, a respeito das possíveis alterações aserem encontradas na sua avaliação fonoaudiológica.I. A criança pode apresentar mastigação ineficiente acompanhada de hipotonia e hipofunção dosmúsculos elevadores da mandíbula.II. É possível que a criança apresente alteração de tônus com hiperfunção dos lábios e bochechas.III. Na avaliação dessa criança podem constar deglutição com ruído acompanhada de projeção anteriorda língua, contração exagerada de orbicular e movimentos de cabeça.IV. A criança pode apresentar alteração dos fonemas labiodentais /f/ e /v/, dada a dificuldade de contatodo lábio inferior com os dentes incisivos superiores.É correto o que se afirma emA IV, apenas.B I e II, apenas.C I e III, apenas.D II, III e IV, apenas.E I, II, III e IV
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A QUESTÃO FOI ANULADA DO ENADE 2016 - FONOAUDIOLOGIA (QUESTÃO Nº 35).
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
As crianças com alterações craniofaciais devido a síndrome do respirador oral pode vir a apresentar alteração na fala de vários fonemas labiodentais, pois o lábio inferior terá dificultado para encostas nos incisivos superiores.
A síndrome do respirador oral praticamente obriga a criança a manter a boca aberta por longos períodos de tempo, podendo levar a problemas de mastigação e perda do tônus dos músculos da boca.
A mastigação não irá apresentar ruídos justamente pela falta de força muscular.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás