ENEM, perguntado por lorranepdrew4044, 10 meses atrás

Uma mulher branca de 35 anos de idade procuraatendimento ambulatorial por ter notado"caroço" no pescoço. A paciente nega dor local,disfonia ou disfagia. Relata discreto cansaço,intolerância ao calor, palpitações e nervosismo,atribuindo esses sintomas à descoberta do"caroço". A mulher nega febre e alteração depeso. Relata ciclos menstruais regulares e uso deanticoncepcional oral. Ao exame físico, nota-setireoide palpável, indolor, móvel, de consistênciafibroelásticacompresença de nódulo emterço distaldo lobo esquerdo, com cerca de 2 cm de diâmetro,móvelàdeglutiçãoede consistência endurecida.Considerandoocasodescrito,avalieasafirmaçõesa seguir acerca da conduta médica adequada.I. Indica-se a dosagem da tireoglobulinadevido ao risco de malignidade.II. Indica-se a cintilografia de tireoide emrazão do quadro clínico sugestivo dehipertireoidismo.III. Indica-seaultrassonografiadetireoideparaa caracterização do nódulo.IV. Indica-seapunçãoaspirativadonóduloapós6mesesdetratamentocomlevotiroxina.ÉcorretoapenasoqueseafirmaemA I.B III.C IV.D II e IV.E I, II e III.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermesilvar
0

A resposta correta é a letra B, que aponta que apenas a III. Indica-se a ultrassonografia de tireoide para a caracterização do nódulo.

Para que se tenha um resultado efetivo de uma doença tem que ter um conhecimento descritivo da formação do nódulo, para que assim possar ser traçado uma estrategia que seja eficaz para a retirada ou a drenagem desse nódulo.

As ações que devem ser tomada em relação a grupos que estão suscetíveis de ser de um viés preventivo, sabe-se que a prevenção é o melhor remédio para certas doenças onde esclarecendo a devida ação e sua consequências podem ser irreversíveis.

Perguntas interessantes