Um menino de 9 anos de idade é levado pelamãe ao seu médicodefamília, poistem choradodiariamente, pedindo para não ir à escola noúltimo mês. A criança havia sido transferida deescola há três meses, por mudança da cidade ondemorava, após o divórcio dos pais. Desde então,queixa-se de cefaleia e dor abdominal antes deir para a escola. Em casa, a criança está sempreagarrada à mãe e não dorme mais no próprioquarto.Nos finais de semana ficabem, piorandonovamente aos domingos à noite. No consultório,o menino não aceita entrar sozinho, ficandoabraçado à mãe e diz ter muito medo de que algode ruim aconteça com ele ou com sua mãe. A mãeafirma queécontraouso de medicaçãoequeacriança já teve quadro semelhante aos 7 anos deidade, de forma mais leve.Diante desse quadro, assinale a opção queapresenta o plano terapêutico compartilhadocorreto para essa criança.A Psicoeducação sobre transtorno de ansiedadegeneralizada, prescrição de atividade física etécnicas de relaxamento.B Psicoeducação sobre fobia social, psicoterapiacognitivo-comportamental, prescrição detécnicas de relaxamento.C Psicoeducação sobre transtorno de ansiedadede separação, psicoterapia cognitivocomportamental e prescrição de atividadesfísicas.D Psicoeducação sobre transtorno depressivo,prescrição de atividades físicas, técnicasde relaxamento e terapia cognitivocomportamental.E Psicoeducação sobre síndrome de estressepós-traumático, prescrição de fluoxetina epsicoterapiacognitivo-comportamental.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Resposta:
não sei não sei não sei não sei
A resposta correta é a letra C, que aponta que Psicoeducação sobre transtorno de ansiedade de separação, psicoterapia cognitivo comportamental e prescrição de atividades físicas.
Os transtornos mentais, que não possibilitam que os indivíduos com esse acometimento, não tem a capacidade de viver com a sua naturalidade, assim a ansiedade que é a uma das doenças mais comuns nessa nova geração, isso muito pode ter uma ligação com o comportamento dos pais para com as crianças.
Assim o tratamento de problemas de cunho comportamental tem que ser ofertado com muita qualidade pela escola, e com isso diminuir a queixa do garoto que apontava desconforta de queixa de cefaleia e dor abdominal antes de ir para a escola, onde acontece o seu disparo de ansiedade.