Uma máquina produziu 40 peças, das quais 3 eram defeituosas. Ao pegar, ao acaso, 2 dessas peças, qual é a probabilidade de que:
a) ambas sejam perfeitas?
b) ambas sejam defeituosas?
c) pelo menos uma seja defeituosa?
Soluções para a tarefa
Resposta com valores aproximados até a 2ª casa: a) 85,38%; b) 0,38%; c) 14,61%.
Apresentarei duas formas de resolver cada questão, sendo a segunda mais intuitiva.
Resolução 01
Usando o conceito de probabilidade clássica, iremos encontrar a probabilidade dos eventos específicos a partir da divisão entre a ocorrência desses eventos (E) pelo total de eventos possíveis (P).
O total de eventos possíveis pode ser encontrado através da combinação C(40, 2), que resulta em 780.
Na resolução, pense em "T" como referência ao número de possibilidade totais, "D" como peças Defeituosas e "P" como peças Perfeitas.
Questão A
A quantidade de possibilidades para que ambas peças sejam perfeitas pode ser encontrada a partir da combinação C(37, 2), que resulta em 666.
A probabilidade será aproximadamente 85,38%.
Questão B
A quantidade de possibilidades para que ambas peças sejam defeituosas pode ser encontrada a partir da combinação C(3, 2), que resulta em 3.
A probabilidade será aproximadamente 0,38%.
Questão C
Essa questão pode ser melhor pensada levando em consideração eventos complementares. Eventos complementares são aqueles que quando somados equivalem a 100% do total. Em nosso caso. são eles:
- Duas peças perfeitas: p(P) - p(P∩D)
- Duas pPeças defeituosas: p(D) - p(P∩D)
- Uma peça defeituosa e 1 perfeita: p(P∩D)
Somando, teremos:
[p(P) - p(P∩D)] + [p(D) - p(P∩D)] + [p(P∩D)] = 100%
p(P) + p(D) - p(P∩D) = 100%
p(P) + p(D) - p(P∩D) = 1
Levando em consideração o que foi demonstrado acima, para encontrar a probabilidade de quando pelo menos uma peça seja defeituosa, basta retirar a probabilidade onde as duas são perfeitas (já encontrado no item A). Chamarei esse caso de X e o resultado será aproximadamente igual a 14,61%.
Resolução 02
Para saber a probabilidade, usamos uma relação entre os Eventos Desejados [E(D)] e os Eventos Totais [P(T)], como demonstro na fração:
Vamos a análise de cada caso.
Questão A
Foi-nos dado pelo enunciado que dentre 40, 3 são defeituosas. Sendo assim, a probabilidade de pegar apenas uma peça perfeita é dada por uma quantidade de eventos igual a 40 – 3 (eventos totais menos as peças defeituosas).
A próxima peça a ser retirada terá uma quantidade de eventos desejados e totais subtraídos por 1, que se refere a primeira peça perfeita retirada ao acaso. Multiplicando direto, para encontrar o total, teremos:
Questão B
Essa resolução será semelhante a anterior. A quantidade de eventos desejados na primeira fração será 3, enquanto na outra será 3 – 1. A quantidade de eventos totais na primeira fração será 40, enquanto na outra será 40 – 1. Vamos aos cálculos, já desenvolvendo a multiplicação.
Questão C
Os eventos possíveis para que pelo menos uma seja defeituosa é:
- Uma peça defeituosa e uma peça defeituosa;
- Uma peça defeituosa e uma peça perfeita;
- Uma peça perfeita e uma peça defeituosa.
Nos três casos, é possível retirar uma peça defeituosa, ao retirar 2 peças. Com isso, podemos montar as multiplicação para a probabilidade de cada caso, seguindo o mesmo padrão demonstrado acima, depois somando tudo para que tenhamos o total. Vamos aos cálculos.
O resultado final será aproximadamente 14,61%.