Uma máquina de calcular é programada para entregar resultados relacionados aos números que forem digitados nela. Quando se digita o 1 ela entrega o 1 mesmo. Quando se digita o 2 ela entrega o 4. Quando se digita o 3 ela entrega 9 e quando se digita 4 ela entrega 16. Quando se digita um número x, a máquina entregará: * 1 ponto a) x b) 2x c) 3x d) x² 2) O teorema de Pitágoras é uma fórmula muito conhecida em matemática. Seja um triângulo retângulo, chamamos de hipotenusa o lado maior (oposto ao ângulo reto). Os lados que formam o ângulo reto são chamados catetos. O teorema de Pitágoras nos diz que o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Desse modo, em um triângulo cuja hipotenusa mede h e os catetos medem x e y, podemos dizer que, segundo o Teorema de Pitágoras: * 1 ponto a) h=x²+y² b) h²=x²+y² c) h²=(x+y)² d) h²=x+y²
Soluções para a tarefa
1) Quando se digita um número x, a máquina entregará x², alternativa D)
2) Em um triângulo cuja hipotenusa mede h e os catetos medem x e y, podemos dizer que, segundo o Teorema de Pitágoras a alternativa correta é a b) h²=x²+y².
Vejamos a resolução do exercício. Estamos diante de um exercício de potenciação e de Teorema de Pitágoras.
Para o primeiro exercício:
Quando se digita 1, a calculadora entrega 1² = 1
Quando se digita 2, a calculadora entrega 2² = 4
Quando se digita 3, a calculadora entrega 3² = 9
Quando se digita 4, a calculadora entrega 4² = 16
Ou seja, ela sempre entrega o quadrado de um número que você digita, ou seja, se você digitar x, ela entregará x².
Para o segundo exercício:
O teorema de Pitágoras diz que o o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, equacionando, temos:
h² = x² + y²
sendo h a hipteonusa,
e x e y os catetos.
Veja mais sobre matemática em:
https://brainly.com.br/tarefa/360488