Uma lenda sobre diversos fenômenos da natureza
Soluções para a tarefa
Explicação:
. Curupira
A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras.
De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.
2. Iara
A Lenda da Iara é oriunda da região Norte. Ela conta a história de uma bela guerreira invejada por seus irmãos e que, por isso, resolvem matá-la. Sagaz, Iara consegue escapar dos irmãos e é ela quem os mata.
Com medo do pai, Iara foge, mas ele consegue apanhá-la e lançá-la no rio. Salva pelos peixes, Iara se torna uma sereia que seduz os homens deixando-os loucos.
3. Boto
A Lenda do boto tem origem na região Norte. Ela explica as gestações de moças solteiras, que são seduzidas por um rapaz bonito e educado, na verdade, o boto cor-de-rosa, que se transforma nas noites de lua cheia.
Depois de levar a moça para o rio e a engravidar, o boto a abandona, transformando-se novamente em animal na manhã seguinte.
4. Lobisomem
A Lenda do lobisomem, de origem europeia, tem várias versões. Uma delas conta a história de um homem que, por castigo divino, foi condenado a se transformar em lobo nas noites de lua cheia.
5. Mula sem cabeça
A Mula sem cabeça é uma lenda do Sudeste utilizada para prevenir as mulheres a não se envolverem com padres.
Tudo aconteceu quando uma mulher que se apaixonou por um padre terá sido amaldiçoada transformando-se em uma mula com chamas de fogo no lugar da cabeça.
6. Saci-pererê
Saci-pererê é uma lenda que tem origem na região Sul. A presença dessa figura lendária, conhecida por ter uma perna só, explica o sumiço de pequenas coisas, a troca de sabores nas comidas, entre outros mistérios.
Travesso, o Saci esconde os dedais das costureiras, troca os recipientes do sal e do açúcar para confundir as cozinheiras, e trança o rabo dos cavalos, tudo para confundir as pessoas.