Português, perguntado por kat162, 10 meses atrás

Uma interpretação possível de Iracema e a de que a lenda criada por Alencar representa o fim da cultura nativa no Brasil, ocorrido com a chegada do colonizador, e o surgimento de uma nova cultura, a brasileira, formada pela União das etnias indígenas e portuguesa. de que modo essa ideia e sugerida no capítulo em estudo?

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
92
Embora não seja possível saber qual é o capítulo mencionado pela questão, mas podemos falar um pouco sobre as interpretações de Iracema. Trata-se de um breve romance escrito no século XIX por José de Alencar, contando a história de amor e tragédia entre a índia Iracema e o português Martim, que no início da história se perde na floresta e é encontrado por ela. Acolhido pela tribo, Martim se apaixona e é correspondido, mas os dois acabam tendo que fugir para ficar juntos porque Iracema é uma virgem consagrada.

Ela acaba engravidando pouco antes de Martim partir para a guerra, dando à luz eventualmente a um menino chamado Moacir. Quando Martim volta, Iracema está extremamente doente, e só consegue entregar o filho ao pai antes de falecer. Desgostoso, Martim retorna para a sua pátria de origem.

Uma das interpretações mais consensuais de Iracema como romance é exatamente que se trata de uma grande metáfora sobre o nascimento do Brasil. Iracema (representando os índios) era bela e pura antes de encontrar Martim (representando os portugueses), e acaba dando à luz uma criança cujo significado do nome é literalmente "filho do sofrimento", padecendo pouco depois. Moacir representa então os brasileiros, herdeiros de uma nação nascida em meio à dor.

Euachoqsei: No capitulo estudado é sugerida a ideia de que Iracema que é índia terá um filho de um "guerreiro branco" , assim o filho dará o surgimento a uma nova cultura: "...crescia o filho do amor..".
Perguntas interessantes