ENEM, perguntado por Igorsteves6755, 1 ano atrás

Uma indústria detentora da patente de um antiinflamatóriodesenvolveu recentemente um pró-fármaco a partir damolécula do antiinflamatório anteriormente patenteado.Sabendo que, por definição, um pró-fármaco é um compostoque requer biotransformação metabólica depois da administração, para produzir o composto farmacologicamente ativodesejado é preciso considerar queI − para garantir a inovação e os direitos sobre o produto, aindústria precisará patentear o desenvolvimento dopró-fármaco;II − para fins de registro junto ao Ministério da Saúde aforma farmacêutica contendo o pró-farmaco terá deser submetida a todas as etapas de registro de um novomedicamento lançado no mercado;III − dependendo da velocidade metabólica de conversão deum pró-fármaco em fármaco ativo, ela pode ser útil paraproporcionar liberação prolongada, aumentando a suaatividade terapêutica;IV − por tratar-se de um pró-fármaco de uma molécula jásubmetida a registro e na qual foi mantida a mesmaforma farmacêutica, serão necessárias, para fins deregistro, as avaliações de liberação, biodisponibilidade,estabilidade e toxicológicas.São corretas, apenas, as afirmações(A) I e III. (B) I e IV.(C) II e III. (D) I, II e IV.(E) I, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
21

A alternativa correta é a letra d) (As assertivas I, II e  IV são verdadeiras).

Apesar dessa molécula ter sido desenvolvida a partir de um fármaco já existente e patenteado, ainda sim, ela precisa passar por todos os procedimentos legais de testagem e avaliação pelos órgãos competentes.

As características específicas desse composto não são um empecilho para a liberação de sua utilização. O mais importante é que ele seja aprovado nas etapas de registro adequadas, definidas por lei.

Respondido por jessikainocentp55zjx
28

Resposta correta: I,III e IV.

Explicação: Corrigido pelo AVA. Segue print.

Anexos:
Perguntas interessantes