Uma haste metálica, a 0ºC mede 100 m conforme indicação de uma régua de vidro na mesma temperatura. Quando a haste e a régua são aquecidas a 200ºC o comprimento da haste medido pela régua passa a ser de 106,0 m Com base nessas informações, o coeficiente de dilatação linear do material que constitui a haste é :Dado: coeficiente de dilatação linear do vidro: 9.10-6ºC-1
Soluções para a tarefa
Aqui temos um caso de dilatação aparente.
Note que, além da haste de metal, a régua também sofrerá dilatação, ou seja, sua medição estará comprometida.
Quando a régua dilata, suas marcações ficarão mais espaçadas, assim um comprimento de 10 cm poderá ser dado na régua dilatada como 9,5 cm, por exemplo.
A partir daqui podemos ter diferentes abordagens para chegar no mesmo resultado, nesta resolução vamos montar uma equação para a dilatação real da haste, dada sua dilatação aparente e a dilatação da régua.
Sabemos que, se a régua não dilatasse, a dilatação aparente da haste seria igual sua dilatação real, no entanto, como a régua também aumentou seu tamanho, ou seja, nossa referencia sofreu dilatação, precisamos considerar a dilatação dessa referencia e soma-la à dilatação da haste.
Vamos então extrair os dados do texto:
Sendo a dilatação linear (ΔL) dada por:
Substituindo as informações na equação montada anteriormente, temos: