Uma grave crise financeira e econômica nos Estados Unidos, que se espalhe pelo mundo, reduz a demanda externa pelos produtos e serviços brasileiros e também reduz a entrada líquida de capital financeiro externo no Brasil (ou mesmo provoca a saída líquida de capitais), se não houver nenhuma política compensatória pelo governo brasileiro, a curto prazo, tende a acontecer: Escolha uma: a. Forte expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, devido à maior demanda externa. b. Valorização das ações das empresas brasileiras. c. Aumento do superávit comercial do balanço de pagamentos brasileiros. d. Desvalorização do real em relação ao dólar, caso o regime cambial brasileiro seja de câmbio flutuante. e. Valorização do real em relação ao dólar, caso o regime cambial brasileiro seja de câmbio fixo.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra D) Desvalorização do real em relação ao dólar, caso o regime cambial brasileiro seja de câmbio flutuante.
Quando começar a acontecer a redução da demanda por serviços ou produtos Brasileiros o saldo de transações correntes tenderão a afundar de forma drástica, pois também acontecerá a redução das exportação e um possível aumento do déficit em serviços.
A partir do momento que o câmbio é considerado flutuante isso irá incidir na fuga de capitais que deverá gerar uma disparada na cotação da moeda estrangeira.
Bons estudos!
Resposta: Alternativa correta (A)
Explicação:
Uma crise financeira internacional tende a provocar nos capitais a busca por lugares mais seguros, como o Brasil é considerado um país com pouca segurança financeira, isso tende a provocar uma saída de dólares, levando a uma valorização do dólar e uma desvalorização do real. Isso pode ser contido caso o governo intervenha no mercado de câmbio, mas isso só é possível caso o governo tenha reservas internacionais.