Uma garrafa cilíndrica está fechada, contendo um líquido que ocupa quase completamente seu corpo, conforme mostra a figura. Suponha que, para fazer medições, você disponha apenas de uma régua milimetrada.
14.1. Para calcular o volume do líquido contido na garrafa, o número mínimo de medições a serem realizadas é:
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5
14.2. Para calcular a capacidade total da garrafa, lembrando que você pode virá-la, o número mínimo de medições a serem realizadas é:
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5
Soluções para a tarefa
Olá :)
14.1. Perceba: A parte inferior da garrafa tem formato cilíndrico, portanto, o volume que o liquido ocupa nessa garrafa é o volume de um cilindro completamente cheio de liquido.
Para descobrirmos o volume de um cilindro, utilizamos a seguinte fórmula:
V = π.r².h
O valor de π é constante, sabemos que é uma aproximação para esse valor 3,14.
O valor de r [raio] não sabemos, portanto, basta medir o diamentro da base e dividir esse valor por 2.
Outra medida que precisamos fazer é a altura da coluna d'água, que é até aonde a agua bate na garrafa.
Portanto, ao todo, 2 medidas.
14.2. Já medimos anteriormente o volume do liquido que está la dentro, usando 2 medidas: altura da coluna d'agua e diametro ou raio da base.
Agora, para medir a capacidade da garrafa, vamos vira-la ao contrário. Vai sobrar uma parte sem liquido, que vai assumir também o formato de um cilindro, que agora está vazio.
Precisamos também da altura da parte vazia quando viramos a garrafa ao contrário. Com essa altura, podemos calcular o volume da parte vazia.
A garrafa tera ao todo o volume da parte vazia quando ela está de cabeça para baixo somado ao volume calculado anteriormente, na parte 14.1.