História, perguntado por sousafabricia398, 4 meses atrás

Uma forma de estudar a origem da Grécia são os vestígios arqueológicos. *​

Soluções para a tarefa

Respondido por 57ISAAC57
1

                ´´ A GRÉCIA ANTIGA´´

A Grécia Antiga é um dos períodos mais marcantes da história mundial. A civilização grega é objeto de diversos estudos e pesquisas históricas até os dias de hoje. Aspectos filosóficos, culturais, militares, políticos e econômicos caracterizam o período e são bastante cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Historiadores destacaram os principais pontos do período grego antigo.    

  • Na edição de 2017 o Enem abordou teorias do conhecimento humano elaboradas por pensadores gregos à época, bem como influência grega na política e democracia moderna, além de cidadania e civilização. Confira os principais filósofos gregos cobrados pelo Exame.

O professor de história Everaldo Chaves elencou alguns dos principais pontos que caracterizam a período da Grécia Antiga. Segundo o historiador, os tópicos devem ser aprofundados pelos estudantes que desejam estudar com afinco a civilização grega. “Características geográficas; democracia direta; Guerras Médicas; Guerra do Peloponeso; teatro e filosofia grega. Aprofundando os estudos sobre esses tópicos, é possível ter um panorama geral de como se organizava a civilização grega antiga e quais suas contribuições para a humanidade”, pontuou.  

Segundo o professor de história Luís Henrique, “Grécia Antiga” é um assunto bastante recorrente no Enem. O docente destacou que questões envolvendo democracia grega sempre são cobradas pelo Exame. “É de extrema importância você estudar sobre a Grécia para o Enem, por que é um assunto que é recorrente na prova, sobretudo no que se refere à questão da democracia. Então, na parte de história, sempre cai acerca de democracia grega e na parte de filosofia, sobretudo filosofia política clássica, dos clássicos acerca de Aristóteles, acerca de Platão, o que eles consideravam acerca de democracia, de política e de cidadania na Grécia”, afirmou.  

Em entrevista, o historiador traçou um mapa do período grego, dividido em cinco fases, que pretende auxiliar os estudantes na hora de estudar o assunto. “Tendo essas cinco fases, o aluno pode fazer uma espécie de mapa mental. Com isso, ele vai destacar as principais características de cada uma dessas fases. Assim ele não fica perdido acerca do contexto geral da Grécia”. Confira as principais fases da Grécia Antiga:  

 

O primeiro período da Grécia Antiga, também é conhecido por “Período das Trevas” da história da Grécia. Ele tem esse nome porque pouquíssimas fontes são encontradas para relatar esse período. Então nessa primeira fase, as características gerais vão ser exatamente: o povoamento da península balcânica, que é onde a Grécia estava situada; a invasão dos povos chamados ‘povos indo-europeus’ e a formação das primeiras populações, as primeiras comunidades da península balcânica.  

  • - Período Homérico

O período tem esse nome porque se adotou como as principais fontes de pesquisa histórica, os poemas do poeta grego Homero, Ilíada e Odisseia. Então por isso chama-se de período Homérico. Nesse período, a gente pode destacar a formação das famílias gregas, a formação e o desenvolvimento da civilização creto-micênica e também a chamada guerra de Troia. Foi nesse período que ocorreu a maior expansão dos povos para o restante da península balcânica e outras ilhas do mar Egeu.  

  • - Período Arcaico

Destaca-se nesse período a formação da polis, as cidades-estados gregas, com importância especial para Athenas e Esparta. Athenas com o maior desenvolvimento do intelecto e das questões políticas e Esparta com o desenvolvimento do militarismo. É durante o período Arcaico que acontecem as guerras médicas, que são as guerras por disputas territoriais entre a Grécia e os persas.  

  • - Período Clássico

A quarta fase reserva o auge da vida cultural grega e do fortalecimento da democracia. É importante lembrar que só era considerado cidadão nessa democracia, quem fosse homem maior de 21 anos e filho de pais atenienses livres. Ficavam de fora dos processos democráticos: mulheres, escravos e estrangeiros.

  • - Período Helenístico.

Marcada pela Guerra do Peloponeso, que foi a guerra por privilégios, hegemonia e supremacia política entre Atenas e Esparta, esse período destaca-se pela expansão do Império Macedônico e o exercício do helenismo, que vai ser a fusão de culturas da Macedônia com culturas orientais, como por exemplo a cultura egípcia e a fusão da cultura grega com a cultura romana.

Explicação:

Perguntas interessantes