Uma falácia lógica é uma falha de raciocínio. Argumentos fortes evitam falácias lógicas, enquanto argumentos que são fracos tendem a usar de falácias lógicas para parecerem mais fortes do que são. Eles são como truques ou ilusões de pensamentos, e são por muitas vezes usados, sorrateiramente, para enganar as pessoas, por políticos, pela mídia e por outros. Não seja enganado!
Analise as situações A e B e categorize as falácias cometidas indicando o nome convencional de cada uma delas. Justifique sua escolha referente à falácia cometida por João.
Situação A:
Maria insiste em dizer que o Estado deveria apoiar mais a saúde e educação, mas João respondeu dizendo estar espantado que Maria vá contra o Estado.
Situação B:
Maria afirma que o aumento dos problemas estruturais nas escolas é devido à falta de investimentos do Estado em reformas e manutenções, enquanto João acha que isso tudo é culpa do aumento de celulares nas escolas.
Por favor se puderem responder rápido eu agradeço muuuito.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Situação A: (Apelo a Ignoracia) Argumentum ad ignorantiam
Situação B: (Apelo ao Ridículo) Argumentum ad ridiculum
Falácia significa Enganar, ou fallere em latim. Significa afirmar a veracidade de um pensamento, reflexão, raciocínio errado. Em suma é um argumento sem lógica ou fundamento, com uma "cara" de verdade por diversos fatores apelativos.
Situação A:
Embora Maria lute por direitos, isso não significa que ela seja inimiga do Estado. João usa o argumento Argumentum ad ignorantiam, pois ele atribui a luta por direitos como rivalidade ao Estado.
Situação B:
É evidente que João está comparando a falta de investimento na Escola com um argumento que é totalmente desconexo da realidade. Por isso ele usa Argumentum ad ridiculum
Perguntas interessantes