Uma fábrica de alimentos tem 5 máquinas iguais que empacotam biscoitos previamente selecionados, em lotes que possuem, sempre, a mesma quantidade biscoitos. Essas máquinas empacotadoras, funcionando juntas e em um mesmo ritmo, gastam 240 minutos para embalar um lote desses biscoitos. Certo dia, 2 dessas máquinas apresentaram problemas, e um lote de biscoitos foi embalado pelas outras 3 máquinas empacotadoras restantes, que continuaram a funcionar juntas e em um mesmo ritmo de trabalho.
Quanto tempo, em minutos, foi gasto para empacotar esse lote de biscoitos nesse dia em que apenas 3 máquinas estavam funcionando?
Soluções para a tarefa
O tempo, em minutos, foi gasto para empacotar esse lote de biscoitos nesse dia em que apenas 3 máquinas estavam funcionando foi de 400 minutos.
Quanto mais máquinas estiverem trabalhando menos tempo será gasto para empacotar um lote de biscoito
Logo, podemos afirmar que o tempo gasto para empacotar e o número de máquinas utilizadas são grandezas inversamente proporcionais.
A regra de 3 é a principal ferramenta para o cálculo de grandezas direta ou inversamente proporcionais.
Entretanto, para as grandezas inversamente proporcionais, é importante saber que antes de aplicar a regra de 3 é necessário inverter uma das razões.
Dessa forma, na questão apresentada, teremos os seguintes cálculos:
5 máquinas → 240 min
3 máquinas → x min
3x = 5 . 240
3x = 1200
x = 400 minutos
Veja também: https://brainly.com.br/tarefa/42889400
Em quantas horas esse fogão gastará 1 botijão de gás residencial, tendo 3 queimadores acesos simultaneamente?
20 horas.
30 horas.
40 horas.
60 horas.
90 horas.