Uma espécie de peixe vivia em águas quentes em clima tropical e sua população era estável e bem adaptada às condições locais. Contudo, uma mudança climática drástica tornou as águas geladas. A população desses peixes quase desapareceu, pois os indivíduos não suportaram a mudança. Alguns peixes (cerca de 5% da população original) sobreviveram, sendo capazes de viver nas águas geladas. Esses peixes produziam glicoproteínas anticongelantes, que exercem um papel crioprotetor. Essas glicoproteínas anticongelantes são produzidas a partir de um gene mutado que, na sua forma selvagem, codifica uma glicoproteína com outra função, que não é anticongelante. a) A mutação já existia na população ou foi causada pela mudança climática? Justifique sua resposta. b) Com a mudança climática, que tipo de seleção natural atuou na população de peixes?
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
a) A mutação já existia na população. Isso se deve ao fato de que as novas características são formadas a partir de eventos aleatórios que ocorrem nos genes, os quais são capazes de desenvolver características que conferem uma maior adaptabilidade às pressões ambientais.
b) Seleção direcional. Este tipo de seleção ocorre quando existe a presença de dois fenótipos extremos, resultando na proliferação de um dos dois, ao mesmo tempo em que o outro fenótipo é reduzido, tendendo a extinção.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás