Uma cultura de bactérias idênticas, todas contendo apenas uma molécula de DNA, é colocada em um meio de cultura no qual os nucleotídeos são marcados radioativamente. Elas são mantidas nesse meio por dois ciclos de divisão celular; ou seja, cada bactéria terá originado quatro bactérias-filhas. Depois, são mantidas por mais um ciclo de divisão em um meio com nucleotídeo não radioativo. Cada molécula de DNA é formada por duas cadeias polinucleotídicas enroladas helicoidalmente. a) A partir de uma bactéria dessa colônia, quantas cadeias polinucleotídicas conterão marcação radioativa e quantas cadeias não conterão marcação radioativa ao final dos três ciclos? b) Explique o motivo de sua resposta no item "a".
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
a) De acordo com a imagem apresentada acima, apenas seis cadeias cadeias polinucleotídicas conterão a marcação radioativa, uma vez que o desenho mostra que dez cadeias não conterão a marcação.
b) Isso se deve ao fato de que as cadeias se manterão marcadas por conta da propriedade semiconservativa do DNA, que preserva somente metade das cadeias polinucleotídicas das células-filhas, resultando no achado acima.
Perguntas interessantes