Uma enzima foi retirada de um dos órgãos do sistema digestório de um cachorro e, após ser purificada, foi diluída em solução fisiológica e distribuída em três tubos de ensaio com os seguintes conteúdos:
Tubo 1: carne
Tubo 2: macarrão
Tubo 3: banha
Em todos os tubos foi adicionado ácido clorídrico (HCl), e o pH da solução baixou para um valor próximo a 2. Além disso, os tubos foram mantidos por duas horas a uma temperatura de 37 °C. A digestão do alimento ocorreu somente no tubo 1.
De qual órgão do cachorro a enzima foi retirada?
A) Fígado.
B) Pâncreas.
C) Estômago.
D) Vesícula biliar.
E) Intestino delgado.
Alguém pode responder e explicar o por quê da resposta.
Soluções para a tarefa
A enzima que foi retirada do cachorro se chama pepsina que e encontrada no estômago e tem como função digerir proteínas (carnes) e so é ativada em meio ácido. No caso com ajuda do HCL
Resposta:
Do estômago e a enzima era a pepsina
Explicação:
1) Enzimas digestivas:
Existem várias enzimas digestivas para as 3 principais macromoléculas.
Toda e qualquer enzima tem um pH e uma temperatura ideal de atuação. As enzimas digestivas têm temperatura ideal em torno da temperatura do corpo humano. O pH, porém, varia entre neutro muito ácido ou levemente básico.
Isso acontece porque na boca o pH é próximo de 7,4, onde age a amilase salivar; o estômago tem pH próximo de 2, onde age a pepsina que digere proteínas; o duodeno tem pH em torno de 8, onde agem as outras enzimas.
2) O experimento:
Se a enzima digeriu apenas o tubo 1, onde havia carne, com pH muito ácido, como é no estômago: a enzima que tinha lá era a pepsina, principal responsável pela digestão de grandes proteínas.
Leia mais em https://brainly.com.br/tarefa/5384908